Questões de Pedagogia da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Pedagogia da FUNDATEC

#Questão 1124847 - Pedagogia, Tecnologias Educacionais, FUNDATEC, 2025, IF Farroupilha - RS, Professor EBTT - Letras - Português/ Inglês

 Considerando o emprego de tecnologia no ensino de línguas, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A tecnologia somente passou a fazer parte do ensino de língua inglesa a partir do advento da internet e do surgimento dos ambientes virtuais de aprendizagem.
( ) Cada método ou abordagem para o ensino de línguas conta com o suporte de tecnologias próprias.
( ) Para que o uso de tecnologia seja efetivamente integrado à prática dos professores de línguas, é importante que eles as vivenciem em sua formação inicial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#Questão 1124848 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 2025, IF Farroupilha - RS, Professor EBTT - Letras - Português/ Inglês

Em relação ao ensino de Língua Inglesa e a inclusão de estudantes surdos, analise as assertivas a seguir:

I. Para estudantes surdos que tem como língua materna a Libras, o português deve ser a L2 e a língua inglesa deverá ser ensinada como L3.
II. Os estudantes surdos devem aprender a modalidade escrita da Língua Portuguesa e a aprendizagem da LE (L3) será baseada nesse sistema combinado da L2 com a L1.
III. O planejamento do professor de Língua Inglesa deverá propor e avaliar a aprendizagem de estudantes surdos tendo em vista o seu desempenho em todas as habilidades de compreensão e produção da LE, assim como os demais estudantes.

Quais estão corretas?

#Questão 1124849 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 2025, IF Farroupilha - RS, Professor EBTT - Letras - Português/ Inglês

Considerando a estratégia de ensino e aprendizagem de leitura em Língua Inglesa em três passos, em uma perspectiva comunicativa, analise as assertivas a seguir:

I. A pré-leitura é o momento no qual se estimulam os estudantes à leitura e verificam-se seus conhecimentos prévios acerca do que será lido a fim de contribuir para a construção de sentido do texto.
II. A fase da leitura é a fase da decodificação acrescida de tradução dos termos desconhecidos a fim de que o estudante possa se apropriar integralmente do significado do texto em sua língua materna.
III. A fase da pós-leitura é aquela em que o aluno vai realizar ações linguísticas que busquem aproximá-lo da compreensão total do texto, tais como a leitura em voz alta para seus pares.

Quais estão corretas?

#Questão 1124851 - Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, FUNDATEC, 2025, IF Farroupilha - RS, Professor EBTT - Letras - Português/ Inglês

A respeito da leitura na contemporaneidade, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras ou F, se falsas.

( ) Há que se considerar que não existe um único tipo de texto e que as experiências sociais dos indivíduos vão interagir nos processos de construção de significado.
(  ) Embora não se possa perder de vista a existência de variedades linguísticas, o papel da escola é inserir a língua nacional, única e padrão no cotidiano dos estudantes a fim de que a reconheçam e valorizem a leitura de textos clássicos.
( ) O leitor contemporâneo, em virtude do aumento das mídias de informação e comunicação, acaba por incorporar outros modos de construção de sentido, tais como o oral, o visual e o auditivo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

De acordo com a Lei nº 9.394/1996 (LDBEN), que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Uma das formas de o Estado efetivar seu dever com a educação escolar pública é mediante a garantia de acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria.

II. A coexistência de instituições públicas e privadas de ensino, embora amplamente observável na prática, é expressamente proibida pela LDBEN.

III. Uma das principais críticas à LDBEN é a ausência de menção à incumbência dos estabelecimentos de ensino em promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate à intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas.

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