Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos exige um trabalho diferente por parte do Educador Social. No planejamento de atividades a serem realizadas com adolescentes, um grupo de professores e educadores sociais debatem sobre questões que devem ser levadas em conta nesse tipo de aprendizagem. Dentre essas questões, destacaram as reproduzidas a seguir.

Q1 Elaborar “pergunta condutora” que apresenta o tema/problema de forma instigante.

Q2 Planejar os momentos de acompanhamento das atividades.

Q3 Apresentar exercícios como forma de construção do conhecimento

Q4 Promover a adaptação das pessoas como forma de se atingirem os objetivos expressos como condutas ou comportamentos no modelo da aprendizagem behaviorista.

Das questões levantadas pelo grupo, as coerentes com a Aprendizagem Baseada em Projetos são

A Educação Não-Formal começa a aparecer relacionada ao campo pedagógico em decorrência de uma série de fatores, em um momento histórico em que diferentes setores da sociedade viam a escola e a família como impossibilitadas de responder a todas as demandas sociais que lhes eram impostas, delegadas e desejadas. É um dos fatores responsáveis pelo surgimento da Educação Não-Formal:

Embora o conceito de “Educação Não-Formal” seja polissêmico, existem algumas características que lhe são próprias. Em relação a essas características, considere as afirmações a seguir.

I A Educação Não-Formal é toda atividade educacional organizada, assistemática, executada fora do sistema formal para oferecer tipos selecionados de aprendizagem cognitiva a determinados subgrupos da população.

 II A Educação Não-Formal apresenta estruturas hierárquicas e burocráticas bem definidas no que diz respeito a tempo e a espaço.

III A Educação Não-Formal está ligada fortemente à aprendizagem política, constituindo-se em um processo de formação para a cidadania.

 IV A Educação Não-Formal é aquela que se desenvolve no mundo da vida, por meio de processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivas, estando articulada ao campo da educação cidadã e sendo um processo sociopolítico, cultural e pedagógico.

Das afirmações, estão corretas

Observe a imagem abaixo.

A teoria da aprendizagem que poderia ter inspirado a elaboração e a utilização desse material didático é a:

O racismo e os mesmos preconceitos que estão na sociedade permeiam o cotidiano das relações sociais de alunos entre si e de alunos com professores no espaço escolar. O desafio desse convívio e a dificuldade de lidar com esses casos leva alguns educadores a praticarem a política do avestruz ou a sentirem pena dos agredidos. As Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africanas, estabelecem como responsabilidade dos órgãos colegiados das escolas,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis