Questões Concurso Secretaria Estadual de Saúde - RN (SESAP/RN) (2ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria Estadual de Saúde - RN (SESAP/RN) (2ª edição)

O assistente social, no seu campo de trabalho e intervenção, deve desenvolver uma atitude investigativa. Ao ser demandado para atuar na gestão, formulação e avaliação de políticas públicas, essa atuação requer competência teórico-metodológica, ético-política e técnico operativa. Nesse sentido, a pesquisa da realidade social constitui-se o principal modo de qualificar o exercício profissional do assistente social porque

De acordo com a literatura da área do serviço social que trata de política de saúde, o processo saúde-doença é compreendido como uma decorrência das condições de vida e de trabalho. Considerando o exposto e o esperado compromisso do assistente social com a defesa de direitos sociais e o que defende o projeto ético-político da profissão, uma estratégia possível de ação profissional no âmbito da política de saúde na perspectiva da garantia de direitos sociais pode ser:

A perspectiva de seguridade social defendida no projeto ético-político do serviço social tem como horizonte a construção de uma sociedade justa e igualitária. Exige uma intervenção profissional comprometida com os direitos sociais e interesses dos usuários na defesa da qualidade dos serviços. A busca pela qualidade dos serviços implica, necessariamente, na garantia de alguns requisitos essenciais, como:

A ética é constituída por valores que norteiam as concepções de homem e de mundo e se materializa a partir das escolhas que realizamos. Um projeto ético-político remete a uma intencionalidade e implica num posicionamento político. De acordo com a literatura da área de serviço social e considerando o debate da categoria profissional, o elemento “político” do projeto ético-político do serviço social reforça a ideia de que

Os Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Política Saúde, têm por finalidade orientar e nortear o trabalho dos assistentes sociais, na direção dos Projetos de Reforma Sanitária e Ético-político Profissional, imprimindo maior qualidade ao atendimento prestado à população usuária dos serviços no âmbito dessa política pública. Em relação a referenciais para atuação do assistente social na saúde, pautados nesse documento, considere as afirmativas abaixo.

I No exercício de sua atividade profissional, o assistente social, nas ações em conjunto com a equipe de saúde, deve priorizar as demandas administrativas, entre elas, a solicitação e regulação de ambulância para remoção de pacientes em alta e a marcação de consultas.

II As ações socioeducativas e/ou de educação em saúde devem pautar-se pelo fornecimento de informações e/ou esclarecimentos que levem à adesão do usuário ao serviço, reforçando, dessa forma, a perspectiva de subalternização e controle desse usuário.

III As ações a serem desenvolvidas pelos assistentes sociais devem transpor o caráter emergencial e burocrático. Devem ter uma direção socioeducativa por meio da reflexão com relação às condições sócio-históricas a que são submetidas os usuários e mobilização para a participação nas lutas em defesa da garantia do direito à saúde.

IV As ações socioeducativas a serem desenvolvidas consistem em orientações reflexivas e de socialização de informações realizadas por meio de abordagens individuais, grupais ou coletivas ao usuário, à família e à população de determinada área programática.

Estão corretas as afirmativas

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis