Questões sobre Teoria/Metodologia e pesquisa do Serviço Social

Carina está entrevistando Francisco, um usuário que informa que seu filho é portador do HIV. À medida que a entrevista evolui, Carina percebe que Francisco está com dificuldade para explicitar alguma coisa. Ela decide, então, fazer uso de uma técnica de entrevista por meio da qual o entrevistador procura investigar áreas da vida do entrevistado que requerem um exame mais acurado, pois podem se referir a questões de foro íntimo, mas necessárias para esclarecer a situação apresentada. Carina utiliza a técnica de:
  • A. acolhimento;
  • B. questionamento;
  • C. clarificação;
  • D. reflexão;
  • E. exploração.
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A etapa da pesquisa, na qual as informações coletadas são interpretadas para conhecer tendências e associações, é chamada de
  • A. justificativa.
  • B. metodologia.
  • C. objetivo específico.
  • D. análise dos dados.
  • E. observação participativa.
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No que se refere à questão dos fundamentos históricos e teóricos e metodológicos do Serviço Social brasileiro, é correto afirmar:
  • A. A matriz fenomenológica contribuiu para que os Assistentes Sociais reduzam a perspectiva teórica ao âmbito do verificável, de experimentação e da fragmentação da apreensão da realidade social.
  • B. O Serviço Social teve na matriz positivista a primeira base teórico‐metodológica necessária à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização dos procedimentos interventivos.
  • C. A perspectiva sistêmica contribuiu para a profissão de Serviço Social no que se refere à elaboração de estratégias e aparatos técnico- -operativos, os quais tinham como objetivo a busca da sofisticação das analises e a elaboração dos diagnósticos e planejamento.
  • D. A matriz funcionalista teve como base a metodologia dialógica, a qual contribuiu para o aprimoramento da visão de pessoa que auxiliou o Serviço Social a compreender o sujeito em sua condição singular diante do coletivo.
  • E. A vertente modernizadora contribuiu para os profissionais de Serviço Social à tomada de consciência de sua inserção na sociedade de classes, aproximando de primeira mão com o Marxismo.
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Aponte a alternativa que apresenta corretamente uma das características da Pesquisa Qualitativa.
  • A. Os pesquisadores procuram analisar os dados colhidos de forma dedutiva.
  • B. A pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como fonte direta dos dados e o pesquisador como instrumento-chave.
  • C. A pesquisa qualitativa é puramente explicativa pois objetiva captar a aparência do fenômeno social.
  • D. Os pesquisadores que trabalham na linha qualitativa estão preocupados simplesmente com os resultados do produto.
  • E. A pesquisa qualitativa segue uma sequência rígida das etapas planejadas para o desenvolvimento da pesquisa.
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A pesquisa social favorece a obtenção de novos conhecimentos acerca da realidade social, e cada tipo de pesquisa tem um objetivo específico. Sendo assim, a pesquisa com objetivo de identificar fatores que contribuem para um determinado fenômeno é denominada pesquisa
  • A. participativa.
  • B. exploratória.
  • C. descritiva.
  • D. explicativa.
  • E. grupal.
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Nos anos de 1990, tanto no Brasil, quanto em outros países latino-americanos, são implementados programas seletivos e focalizados de combate a pobreza. Essa opção estatal rebate na referência teórica metodológica do Serviço Social, pois provoca
  • A. uma maior aceitação da atuação estatal.
  • B. uma crise de modelo analítico.
  • C. um fenômeno de ampliação da militância.
  • D. um descontrole das práticas em Serviço Social.
  • E. uma ampliação para atuação do/da assistente social.
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O intenso e rico debate teórico-metodológico no interior do serviço social durante os períodos denominados de reconceituação e pós-reconceituação, nas décadas de 1970 e 1980, favoreceu a consolidação da adoção]
  • A. da teoria neopositivista na formação profissional.
  • B. do pluralismo com direção social crítica na formação profissional.
  • C. da teoria neoliberal na formação profissional.
  • D. da teoria estruturalista na formação profissional.
  • E. da teoria fenomenológica acerca da luta de classes na formação profissional.
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A Pesquisa para o serviço social fornece subsídios à análise do processo de produção e reprodução da vida social sob o capitalismo, contribuindo para a elaboração de projetos de intervenção e a intervenção propriamente dita. Desta forma, a Pesquisa no serviço social possibilita desenvolver competências profissionais em três níveis:
  • A. o das competências teóricas, o das competências metodológicas e o das competências ideológicas.
  • B. o das competências políticas, o das competências técnico-operativas e o das competências ideológicas.
  • C. o das competências teórico-metodológicas, o das competências políticas e o das competências técnico-operativas.
  • D. o das competências teóricas, o das competências técnico-operativas e o das competências ideológicas.
  • E. o das competências teórico-metodológicas, o das competências técnico-operativas e o das competências ideológicas.
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A Pesquisa, enquanto elemento constitutivo da formação profissional do serviço social, deve dotar o assistente social da capacidade de

I. desvendar as dimensões constitutivas da questão social;

II. prescindir dos instrumentos de pesquisa das ciências naturais e biológicas;

III. utilizar ferramentas ideológicas de pesquisa no exercício da militância profissional;

IV. identificar as motivações morais do capitalismo na prática social dos usuários da política social;

V. desvendar o padrão de intervenção social do Estado nas expressões da questão social, do significado e da funcionalidade das ações instrumentais a este padrão;

VI. identificar e construir estratégias que orientem e instrumentalizem a ação profissional.

Estão corretos os itens

  • A. I, II; III.
  • B. I, III; IV.
  • C. II; IV; V.
  • D. I; V; VI.
  • E. IV; V; VI.
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O assistente social, no seu campo de trabalho e intervenção, deve desenvolver uma atitude investigativa. Ao ser demandado para atuar na gestão, formulação e avaliação de políticas públicas, essa atuação requer competência teórico-metodológica, ético-política e técnico operativa. Nesse sentido, a pesquisa da realidade social constitui-se o principal modo de qualificar o exercício profissional do assistente social porque
  • A. o assistente social, em seu processo de formação profissional, dispõe de referencial ético-político que lhe possibilita apreender as diferentes manifestações da questão social, desconectados da totalidade social.
  • B. as informações produzidas sobre a realidade social pelos institutos oficiais de pesquisa não são disponibilizadas para a sociedade, inviabilizando a apropriação do conhecimento pelo assistente social.
  • C. a gestão de políticas requer acúmulo de informações sobre a totalidade social, que envolve dados referentes às várias formas de manifestação das contradições e sua vivência pelos sujeitos sociais.
  • D. a pesquisa da realidade social é uma atribuição privativa do assistente social porque cabe a esse profissional a coleta dos dados, enquanto, aos demais cabem a sistematização dos dados e a elaboração de relatórios.
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