Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

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Listagem de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Julgue os itens subseqüentes, relativos aos desafios na ação educativa com as crianças institucionalizadas em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade. Em se tratando de adolescentes em cumprimento de medida em regime fechado — internação —, a apropriação de conhecimentos valorizados socialmente lhes possibilita melhor compreensão sobre o mundo que os rodeia e os ajuda a organizar suas experiências de vida.

Julgue os itens subseqüentes, relativos aos desafios na ação educativa com as crianças institucionalizadas em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade. Para melhorar a qualidade de ensino ministrado a crianças institucionalizadas em abrigos e(ou) adolescentes com cerceamento de liberdade, o professor deve motivar os alunos para a aprendizagem por meio de conhecimentos que respondam aos anseios dele.

Julgue os itens subseqüentes, relativos aos desafios na ação educativa com as crianças institucionalizadas em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade. As práticas educativas desenvolvidas pelo educador com adolescentes em privação de liberdade devem ser ancoradas em teorias da educação que confiram ao educador elementos necessários ao pleno domínio de seu ofício.

Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.

Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados pelos estudos, utilizam vocabulário restrito e falta-lhes cultura. Para ele, esses alunos, com esse nível de aprendizagem, não têm condições de serem promovidos para a série seguinte.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os significados da escola para as populações excluídas no âmbito socioeconômico, julgue os itens que se seguem.

Para esses alunos, assim como para a maioria dos alunos pobres de nosso país, a escola é o único lugar em que se oferece acesso ao saber sistematizado.

Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.

Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados pelos estudos, utilizam vocabulário restrito e falta-lhes cultura. Para ele, esses alunos, com esse nível de aprendizagem, não têm condições de serem promovidos para a série seguinte.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os significados da escola para as populações excluídas no âmbito socioeconômico, julgue os itens que se seguem.

Esse professor, assim como a maioria dos professores que atuam em escola pública, apesar de não despertar o interesse dos alunos pelas aulas e pelos saberes de natureza científica, consegue estabelecer em sua prática pedagógica a relação entre conteúdos trabalhados na escola e a realidade vivida por esses adolescentes da periferia urbana.

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