Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

A pedagoga de uma instituição educativa tinha como proposta de trabalho atender um grupo de adolescentes nas atividades de reforço escolar. Antes de iniciar o trabalho, ela procurou avaliar o desenvolvimento real e potencial dos adolescentes, buscando respostas para as seguintes questões: O que os adolescentes são capazes de resolver/solucionar/aplicar sozinhos? O que são capazes de resolver/solucionar/aplicar com ajuda do mediador, livros, materiais didáticos e outros elementos de mediação externa? A pedagoga não informou aos adolescentes que eles estavam sendo submetidos a uma avaliação, por receio de que os resultados fossem prejudicados.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Com essa avaliação, a pedagoga tinha a intenção de conhecer as características pessoais dos adolescentes, para facilitar o trabalho de reforço escolar.

Hoje, entende-se que a aprendizagem significativa deve levar o estudante a resolver situações e, em alguns casos, a criar e a reinventar soluções. Nesse contexto de aprendizagem, as concepções de avaliação relacionam-se às concepções de ensino e de aprendizagem e, também, às concepções das relações sociais estabelecidas entre a comunidade educativa (professores, alunos, pais e especialistas) no cotidiano escolar.

Com relação ao texto acima e no que se refere à avaliação, suas possibilidades, seus limites, seus processos e suas técnicas, julgue os seguintes itens.

Um dos objetivos da avaliação é a comprovação de resultados. Para tanto, o professor deve primar pelo aspecto quantitativo que estabelece a classificação dos alunos.

Hoje, entende-se que a aprendizagem significativa deve levar o estudante a resolver situações e, em alguns casos, a criar e a reinventar soluções. Nesse contexto de aprendizagem, as concepções de avaliação relacionam-se às concepções de ensino e de aprendizagem e, também, às concepções das relações sociais estabelecidas entre a comunidade educativa (professores, alunos, pais e especialistas) no cotidiano escolar.

Com relação ao texto acima e no que se refere à avaliação, suas possibilidades, seus limites, seus processos e suas técnicas, julgue os seguintes itens.

Ensinar e aprender são processos intimamente relacionados. À medida que o professor propõe os objetivos em seu plano de ensino, ele deve estar também prevendo as competências e habilidades a serem alcançadas pelos alunos como resultado da aprendizagem.

Quantas vezes, diante de um modo displicente de vestirse, um cabelo desalinhado, nós, professores, nos indispomos com determinado aluno.

Diante do depoimento acima, de uma professora de escola pública, julgue os itens subseqüentes.

Para que a professora mencionada possa enxergar seus alunos, é preciso que faça um esforço para conhecer a realidade em que eles estão inseridos.

Quantas vezes, diante de um modo displicente de vestirse, um cabelo desalinhado, nós, professores, nos indispomos com determinado aluno.

Diante do depoimento acima, de uma professora de escola pública, julgue os itens subseqüentes.

A professora citada pertence a uma cultura diferente da dos seus alunos. É seu papel conseguir que os alunos internalizem a cultura dela, para tornar mais suave a inserção desses alunos na sociedade.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis