Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

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Quantas vezes, diante de um modo displicente de vestirse, um cabelo desalinhado, nós, professores, nos indispomos com determinado aluno.

Diante do depoimento acima, de uma professora de escola pública, julgue os itens subseqüentes.

Esse modo de julgar de alguns professores externaliza o seu preconceito em relação aos alunos quando esses não atendem às suas expectativas.

É crescente, nas escolas brasileiras e nas instituições de atendimento, o número de adolescentes que necessita de uma efetiva ajuda pessoal e social para a superação dos obstáculos ao seu pleno desenvolvimento como pessoas e como cidadãos. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem. 98 O professor e o orientador devem auxiliar o adolescente a dar o primeiro e mais decisivo passo para vencer as dificuldades pessoais, a reconciliação consigo mesmo e com os outros, condição necessária de mudança de sua forma de inserção na sociedade.

É crescente, nas escolas brasileiras e nas instituições de atendimento, o número de adolescentes que necessita de uma efetiva ajuda pessoal e social para a superação dos obstáculos ao seu pleno desenvolvimento como pessoas e como cidadãos. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem. O professor e o orientador devem priorizar práticas educativas que ajudem o adolescente a assimilar os conteúdos, pois, assim, poderá arranjar um emprego e resolver seus problemas.

“O que foi importante aprender foi o respeito, a educação, a convivência com as pessoas (...). Quem me ensinou foram os meus pais (...). Quando eu tinha oito anos, meu pai falou para mim que eu tinha que respeitar os mais velhos e os amigos. Respeitar para ser respeitado. A educação em primeiro lugar.”

Considerando o trecho acima, que constitui parte de uma fala de um adolescente de 15 anos, e o que diz respeito à família, à educação e à integração social , julgue os itens a seguir.

Nessa fala, adolescente considera “respeito” e “convivência com as pessoas” como práticas educativas importantes veiculadas pela família e semelhantes à prática desenvolvida na escola, sendo ambas intencionais e sistemáticas.

Julgue os itens subseqüentes, relativos aos desafios na ação educativa com as crianças institucionalizadas em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade. As crianças institucionalizadas em abrigos, em geral, demonstram nível de carência afetiva e material muito alto. Portanto, no processo ensino/aprendizagem, elas requerem do educador um serviço de ensino eficiente, tecnicamente preparado e de qualidade, pois já estão acostumadas a viver sozinhas, com autonomia.

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