Questões sobre Políticas Educacionais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Políticas Educacionais

#Questão 1118244 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Conforme Soares e Pedroso (2016), o voluntariado, o aligeiramento, a precariedade e a improvisação são marcas de iniciativas governamentais, em formato de campanhas de alfabetização, na(s) qual(is) está(ão) incluída(s): 
I. a Campanha Nacional de Adolescentes e Adultos. II. o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). III. o Movimento de Alfabetização (MOVA).
Está CORRETO o que se afirma apenas em:

#Questão 1118247 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Santinello, Costa e Santos (2020), concordando com Quintanilha (2017), afirmam que é importante entender que a Educação Superior também está sendo atingida por todas as mudanças sociais e culturais da nova realidade, permeada pelas tecnologias digitais. Nesse sentido, as políticas públicas que têm sido implementadas para responder a essa nova realidade, como as relacionadas à Educação a Distância (EaD), abriram os caminhos para a adoção do chamado ensino híbrido. Para as autoras, esse tipo de ensino, com o uso da virtualização, apresenta pontos positivos e negativos.
Assinale a alternativa que apresenta um ponto positivo na perspectiva das autoras:

#Questão 1118250 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFV, 2025, UFV-MG, Técnico em Assuntos Educacionais

Considerando a análise realizada por Oliveira e Rothen (2024) sobre os vinte anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no Brasil, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas a seguir que discorrem sobre a trajetória do modelo de avaliação da educação superior adotado no país:

( ) O PARU (Programa de Avaliação da Reforma Universitária) foi importante para sinalizar a necessidade do sistema superior de ensino ser avaliado, considerando tanto as instituições públicas quanto as privadas.
( ) O PAIUB (Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras) foi resultado dos trabalhos desenvolvidos no âmbito da Comissão Nacional de Avaliação, na Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), em 1998, durante o Governo Fernando Henrique Cardoso.
( ) O Provão (Exame Nacional de Cursos) foi bem recebido pela comunidade acadêmica das instituições de educação superior públicas, em substituição ao PAIUB, por ser um modelo mais democrático, inclusivo e que respeitava a autonomia universitária.
( ) A avaliação da educação superior não tinha tanta centralidade durante o primeiro Governo Lula (2002 a 2005) como no governo que o precedeu, porque concorria com outras preocupações da agenda governamental como, por exemplo, a expansão da Rede Federal de ensino, por meio do REUNI.
( ) O SINAES, durante a gestão do ministro da educação Cristovam Buarque, foi elaborado por uma Comissão Especial de Avaliação (CEA) composta majoritariamente por acadêmicos vinculados a universidades públicas.

Assinale a sequência CORRETA: 

Nos anos 1930, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi uma importante intervenção na disputa de ideias acerca do futuro das políticas educacionais brasileiras.


Assinale a opção que indica, corretamente, um dos princípios fundamentais deste manifesto.

Segundo o Documento Curricular Referencial do Ceará, a equidade constitui seu objetivo central. De acordo com o DCRC, para efetivar a equidade, faz-se necessário: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis