Questões sobre Políticas Educacionais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Políticas Educacionais

#Questão 944465 - Pedagogia, Políticas Educacionais, Avança SP, 2023, Prefeitura de Itapecerica da Serra - SP, Professor de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) – Deficiência Física

Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, definidas em lei, que:
I – comprovem finalidade não lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação;
II – assegurem a destinação de seu patrimônio a outra escola comunitária, filantrópica ou confessional, ou ao Poder Público, no caso de encerramento de suas atividades.
III–comprovem finalidade lucrativa e apliquem seus excedentes financeiros em educação;
Está incorreto o que se afirma em: 

#Questão 944547 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Assuntos Educacionais

Gonçalves (2015) faz caracterizações importantes sobre a Extensão Universitária. Com base na leitura do texto “Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário”, assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 944548 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Assuntos Educacionais

O texto “Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário”, de Nadia Gaiofatto Gonçalves (2015), apresenta indicações importantes sobre o princípio da indissociabilidade na Universidade. Com base na leitura desse texto, assinale a alternativa INCORRETA.

#Questão 944537 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFMG, 2023, UFMG, 2023 - UFMG - Técnico em Assuntos Educacionais

Segundo Paula (2017), no texto “Políticas de democratização da Educação Superior brasileira: limites e desafios para a próxima década”, a partir do Governo Lula (2003-2010) algumas políticas de democratização foram adotadas nas universidades federais brasileiras.
De acordo com o texto mencionado, associe CORRETAMENTE essas políticas aos seus aspectos descritivos, conforme apresentado nas COLUNAS I e II.

COLUNA I
I - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).
II - Política de Cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas (com vagas reservadas para setores de baixa renda e para as minorias étnicas).
III - Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
IV - Programa de Bolsa Permanência.

COLUNA II
(A) As Universidades e Institutos Federais aderiram em massa à Lei nº 12.712/2012.
(B) Destina-se a estudantes de baixa renda, matriculados em cursos de graduação presenciais nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES), selecionados por critérios socioeconômicos e outros definidos pela instituição formadora.
(C) Objetivou criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais.
(D) Expressa a intenção de contribuir para a permanência e diplomação dos estudantes de graduação das IFES (em especial indígenas e quilombolas) em situação de vulnerabilidade socioeconômica, reduzir problemas provocados por evasão e promover ações complementares com vistas ao desempenho acadêmico.
A alternativa em que é apresentada CORRETAMENTE as barreiras e seus conceitos é: 

A publicação de pesquisas em revistas e periódicos acadêmicos é um dos pilares da ciência atual. Em paralelo, alguns cientistas reivindicam meios alternativos para publicar suas pesquisas, sem custos para quem publica ou lê o estudo. O movimento que incorpora essa e outras práticas de democratização do conhecimento é chamado de (CÂNDIDO, 2023): 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis