Questões sobre Políticas Educacionais

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Listagem de Questões sobre Políticas Educacionais

#Questão 1125340 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFRR, 2025, UFRR, Técnico em Assuntos Educacionais

Considerando a temática “O ensino, a aprendizagem e a formação profissional na Educação Superior” no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, leia o trecho abaixo e, a seguir, marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas numeradas: 

Na Educação Superior, o processo de ensino e aprendizagem deve ser compreendido como uma prática (1) que valoriza a interação entre docentes e discentes, promovendo o desenvolvimento de competências que vão além da mera memorização de conteúdos.  

A formação profissional na Educação Superior requer o desenvolvimento de habilidades (2), como pensamento crítico e autonomia intelectual, que são fundamentais para a atuação no mercado de trabalho. 

Além disso, o ensino superior deve buscar a integração (3) dos conhecimentos, incentivando uma formação que contemple aspectos éticos, culturais e sociais, a fim de formar profissionais (4) à realidade contemporânea e às demandas da sociedade. 

A sequência está CORRETA em: 

#Questão 1125341 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFRR, 2025, UFRR, Técnico em Assuntos Educacionais

Julgue os itens a seguir em VERDADEIROS ou FALSOS sobre a Gestão Democrática da Educação no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Depois, marque a alternativa que apresenta a CORRETA

I. O PDE reforça o principio da gestão democrática da educação publica, destacando a importância da participação da comunidade escolar nas decisões pedagógicas e administrativas das instituições de ensino.  
II. Uma das diretrizes do PDE é a implementação de conselhos escolares em todas as escolas publicas, com a função de garantir a descentralização das decisões e a participação ativa de pais, estudantes, professores e membros da comunidade. 
III. O PDE não menciona explicitamente a gestão democrática da educação, pois a centralização das decisões administrativas e pedagógicas é priorizada para garantir a uniformidade do ensino no pais. 
IV. No contexto do PDE, a gestão democrática também esta relacionada a transparência na aplicação dos recursos públicos, incentivando a prestação de contas e o controle social por parte da comunidade escolar. 
V. A gestão democrática, conforme proposta pelo PDE, limita-se a esfera escolar, sem envolvimento com as politicas educacionais municipais ou estaduais, que são geridas exclusivamente pelos órgãos centrais. 

A sequência está CORRETA em: 

#Questão 1125343 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFRR, 2025, UFRR, Técnico em Assuntos Educacionais

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), instituído em 2007 pelo Governo Federal, representou uma estratégia ampla para promover a melhoria da educação em todos os níveis, incluindo o ensino superior. Sobre as politicas publicas para a educação superior no contexto do PDE, marque a alternativa INCORRETA:  

A Lei nº 815, de 30 de novembro de 2004, instituída pelo Sistema Municipal de Ensino de Sinop em seu artigo 83 que dispõe sobre o Plano Municipal de Educação, elaborado com a participação da sociedade, aprovado por lei, articulado com os planos nacional e estadual de educação, terá como objetivo básico:

#Questão 1125344 - Pedagogia, Políticas Educacionais, UFRR, 2025, UFRR, Técnico em Assuntos Educacionais

Sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação — PDE, relacione as colunas, ligando cada item da coluna 1 à sua descrição CORRETA na coluna 2.

Coluna 1 
1. Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 
2. Prova Brasil e Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). 
3. Pró-Letramento. 
4. FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). 
5. Escola de Tempo Integral. 

Coluna 2 
( ) Instrumento de financiamento que visa garantir a ampliação de recursos para toda a educação básica, abrangendo tanto a educação infantil quanto o ensino médio, e promovendo a equidade entre redes de ensino. 
( ) Índice criado pelo Ministério da Educação para medir a qualidade da educação básica, calculado a partir da taxa de aprovação e das médias de desempenho dos estudantes em avaliações nacionais. 
( ) Programa de formação continuada voltada para professores do ensino fundamental, especialmente para o ensino de alfabetização e matemática, com o objetivo de melhorar a qualidade da aprendizagem. 
( ) Avaliações em larga escala realizadas para aferir o desempenho dos alunos em língua portuguesa e matemática, permitindo diagnósticos para orientar políticas de melhoria da qualidade da educação básica.
( ) Iniciativa do Ministério da Educação que tem como principal finalidade fomentar a criação de matrículas na educação básica em tempo integral. 

A alternativa que traz a relação CORRETA entre as colunas é: 

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