Questões sobre Políticas Educacionais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Políticas Educacionais

#Questão 1133802 - Pedagogia, Políticas Educacionais, Avança SP, 2025, Prefeitura de Morungaba - SP, Professor de Educação Básica II - Educação Especial - Edital nº 1

Alguns pontos acerca da diversidade no contexto educacional foram propostas na sequência. Analise cada afirmativa e assinale a única que não traz nenhum aspecto incorreto ou incompleto.

Mantoan (2015) aborda o processo que “ocorre dentro de uma estrutura educacional que oferece ao aluno a oportunidade de transitar no sistema escolar – da classe regular ao ensino especial – em todos os seus tipos de atendimento escolar especiais: classes especiais em escolas comuns, ensino itinerante, salas de recursos, classes hospitalares, ensino domiciliar e outros”. Para a autora, essa descrição corresponde a uma concepção de 

Conforme o Currículo Base do Território Catarinense, é no contexto que a criança se apropria do sistema de escrita e a escola tem a responsabilidade formal pela sistematização da alfabetização / do sistema alfabético (fonográfico) da escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para tanto, é necessário planejar ações sistemáticas e que promovam esse aprendizado por meio das diferentes práticas de linguagem. Observe as proposições:

I. Situações de uso realdas práticas discursivas (organizar ambiente alfabetizador que garanta a circulação de diferentes suportes de gêneros e práticas discursivas - literatura infantil, jornais, músicas, rótulos, cartazes, placas, jornais, bilhetes, avisos, crachás, recados, revistas, entre outros gêneros escritos e da oralidade).
II. Jogos e atividades lúdicas diversas em que as crianças sejam envolvidas/desafiadas a comparar e relacionar palavras entre si, com suas ilustrações, etc.
III. Atividades em que o aprendiz da escrita é desafiado a produzir escrita espontânea, completar textos conhecidos de diferentes modos, relacionar fonema/grafema, circular palavras conhecidas, fazer associações/comparações tanto na escrita quanto nos efeitos de sentido que esta produz em seus interlocutores, etc.
IV. Alfabeto móvel: é desejável que todas as crianças possam ter o seu alfabeto móvel (de preferência colorido) para que, em grupos e individualmente, possam “exercitar” diferentes possibilidades de produção de palavras e textos.

Analise as proposições acima de acordo como Currículo Base do Território Catarinense:

A respeito das concepções de Educação Integral e Educação em Tempo Integral no contexto das políticas educacionais brasileiras, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

#Questão 943913 - Pedagogia, Políticas Educacionais, FUNDATEC, 2023, Prefeitura de Porto Alegre - RS, Professor Educação Especial - Habilitação Deficiência Mental

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis