Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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Listagem de Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

Ocupa-se dos valores:

A discussão sobre gestão da educação abrange diversos aspectos, dentre eles, a questão da democracia, autonomia e participação. O Conselho Escolar é uma das instâncias de gestão democrática nas escolas. Sobre o conceito de conselho, em seu sentido mais amplo, analise as afirmativas a seguir.

 I. Conselho vem do latim "conselium" que, por sua vez, origina-se de "consulo-consulere", tanto ouvir alguém quanto submeter algo a uma deliberação de alguém após uma ponderação refletida, prudente e de bom senso que implica ouvir e ser ouvido.

II. Conselho também é lugar onde se delibera. Deliberar implica tomada de decisão, precedida de uma análise e um debate que, por sua vez, implica publicidade dos atos da audiência e visibilidade destes.

III. Os conselhos são órgãos colegiados cabendo-lhes fazer a articulação entre sociedade e o estado no campo educacional, sendo plural, dialógico e zeloso da aprendizagem de qualidade.

Indique a alternativa que contém os itens corretos.

De acordo com Oliveira in Ferreira e Aguiar (2001), a discussão sobre a importância da gestão democrática na Escola Pública surgiu a partir da década de 80, no contexto da reforma do Estado. Analise as afirmativas a seguir.

I. Visando atender as pressões populares, o Estado implementa reformas educacionais de forma gradativa, baseando-se nos conceitos de produtividade, eficácia, excelência e eficiência, importados das teorias administrativas, transpondo-os para as teorias pedagógicas.

II. A Educação Básica é constituída pela Educação Infantil, pelos Ensinos Fundamental e Médio, sendo direito público e subjetivo.

 III. A luta pela democratização da educação básica assume aspecto de ampla defesa do direito à escolarização para todos, à universalização do ensino e à defesa de maior participação da comunidade na gestão da Escola.

Assinale a alternativa que contém a resposta correta.

Sobre a gestão democrática da escola, analise as afirmativas abaixo, indicando V(verdadeira) ou F(falsa).

( ) Democratizar a educação, também, implica considerar que novas modalidades de tecnicismo começam a se configurar, facilitadas pela presença do computador na vida de um grande contingente de crianças, mas não de todas, o que pode vir a constituir-se como um mecanismo adicional de exclusão social. A gestão tecnológica deve ser incluída no processo de gestão democrática da escola.

( ) A discussão sobre autonomia da Escola e gestão democrática passa pela definição de responsabilidades do poder público: Municipal, Estadual e Federal e dos atores envolvidos no processo educativo: gestores, professores, famílias, alunos e comunidade.

( ) O debate nacional e o internacional sobre a democratização da educação têm colocado o foco sobre o vínculo sistêmico entre educação, conhecimento e desenvolvimento e a ênfase no ensino fundamental e médio, no profissional e no desenvolvimento tecnológico.

( ) Os novos padrões de gestão educacional fortalecem a gestão e ampliam a autonomia através do compromisso na elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola.

( ) O foco na escola leva o estado a definir ações de políticas educacionais voltadas à gestão democrática, autonomia escolar, ao financiamento da educação e melhoria da qualidade do ensino, relacionando a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos com vistas à inclusão social.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta.

No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.

Na perspectiva japonesa, a gestão do conhecimento apresenta quatro dimensões: conteúdo, cultura, processo e infra-estrutura.

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