Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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A organização do ensino em ciclos, com regime de progressão continuada, não supõe diminuição ou eliminação de mecanismos de avaliação. Ao contrário, este regime demanda uma ampliação das práticas de avaliação em seus diferentes níveis e tipos, visando à melhoria da qualidade de ensino. Dentre estes níveis de avaliação está a institucional que, num âmbito interno, em regime de progressão continuada, deve ter como objetivo:

Em conseqüência, Mônica Thurler defende que a avaliação das escolas deve partir do pressuposto de que

Apesar da relevância da auto-regulação por parte das escolas, como mecanismo para romper com as práticas de avaliação centralizadas e burocráticas propostas pelos sistemas de ensino, para Mônica Thurler, as escolas apresentam dificuldades em efetivar uma auto-avaliação consistente. Segundo a autora, tais dificuldades existem porque

Acerca das medidas socioeducativas, julgue os seguintes itens. A medida de liberdade assistida, destinada a adolescentes autores de ato infracional, tem caráter curativo, ao qual pode ser acrescido o caráter preventivo, caso sua execução consiga propiciar ao adolescente condições para que ele estabeleça um padrão de conduta e um projeto de vida que evidencie ruptura com a prática de delitos.

Acerca das medidas socioeducativas, julgue os seguintes itens. As medidas, os programas e as práticas educativas adotados nas situações em que o prejuízo é revelado — o delito — devem ser de natureza reparadora e curativa.

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