Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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Listagem de Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A autonomia significa gestão centrada na escola, mas também aumento de flexibilidade, alterações no sistema de controle e desburocratização dos processos administrativos. Além disso, a escola necessita de autonomia curricular, o que lhe permitirá atender às necessidades educacionais e culturais de sua comunidade escolar. Isto significa que:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quando observamos o cotidiano de uma escola, verificamos que as dimensões pedagógica, administrativa, financeira e jurídica contribuem para o êxito da organização de seu trabalho. Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as dimensões com suas características.

 A seqüência correta está em:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quando a escola é capaz de construir, implementar e avaliar o seu projeto pedagógico, pode propiciar uma educação de qualidade e exercer sua autonomia pedagógica. Ao exercer sua autonomia, a escola implementa um processo compartilhado de planejamento e responde por suas ações e seus resultados. Sobre a autonomia construída, é correto afirmar que:

I- ocorre à medida que existe a capacidade da escola assumir pequenas responsabilidades.

II- objetiva ampliar os espaços de decisão e participação da comunidade atendida pela escola, criando e desenvolvendo instâncias coletivas.

III- deve ser criada em torno de um projeto educativo que vise, primordialmente, à melhoria da qualidade do ensino e ao sucesso da aprendizagem do aluno.

IV-permite a escola discutir as possibilidades de organizar o seu trabalho, distanciando-se de suas reais necessidades.

O correto está somente em:

O projeto político-pedagógico deve ser entendido como a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo.

                                                                                                                  (Veiga, 2003)

O projeto da escola é, respectivamente, político e pedagógico, porque:

implementação das ações de número 5 levantam as seguintes

questões para a escola:

I – participação, tomando a escola como espaço de atuação

pública dos alunos;

II – normas e regras, enfatizando-as como organização coletiva;

III – projetos, favorecendo a compreensão da multiplicidade

de aspectos que compõem a realidade;

IV – valores morais, legitimando o pensamento dos professores

e demais autoridades.

Estão corretas as questões:

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