Questões sobre Legislação da Educação

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Listagem de Questões sobre Legislação da Educação

Sobre as diretrizes referentes às avaliações previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
(???) As avaliações da aprendizagem e do desenvolvimento das competências nos cursos de ensino superior devem ser contínuas e previstas como parte indissociável das atividades acadêmicas.
(???) O processo avaliativo deve ser diversificado e adequado às etapas e às atividades do curso, distinguindo o desempenho exclusivamente nas atividades teóricas e práticas de ensino.
(???) A avaliação pode se dar sob a forma de monografias, exercícios ou provas dissertativas, apresentação de seminários e trabalhos orais, relatórios de leitura, projetos e atividades práticas, entre outros.
(???) As Diretrizes Curriculares Nacionais devem prever que os cursos desenvolvam, sistematicamente, processo de avaliação do egresso, para acompanhar sua trajetória, inclusive profissional, nos primeiros três anos da diplomação, pelo menos.
Assinale a sequência correta.

A Língua Brasileira de Sinais – Libras é uma forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Com relação à Libras e à comunidade surda, assinale a alternativa incorreta.

O perfil de egressos de curso superior, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos Superiores (DCNs), não deve englobar, entre outras, a seguinte característica: 

Leia o texto a seguir.


Tal como expresso nas palavras de Ulisses Guimarães, a cidadania requer o usufruto de direitos, acesso a salário justo, à saúde, ao lazer, à educação. Nesta direção é que a educação, reafirmada como direito de todos, foi tomada como dever do Estado, tendo por objetivo o pleno desenvolvimento da pessoa como cidadã e sua preparação para o trabalho. (AZEVEDO; FARIAS, 2018)


O texto de Azevedo e Farias (2018) faz um balanço dos trinta anos da Constituição de 1988 que assegura como princípio da educação brasileira

A Resolução CNE/CEB n. 07/2010 fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos a serem observadas na organização curricular dos sistemas de ensino e de suas unidades escolares. Essas diretrizes reúnem princípios, fundamentos e procedimentos que

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