Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Listagem de Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

A política de distribuição de livros didáticos pelo FNDE aos alunos do ensino médio pode ser entendida como:

1. Possibilidade de auxiliar o professor no processo de formação cidadã, que prevê a organização curricular na perspectiva do trabalho, da ciência e da cultura.

2. Um recurso a mais para alunos e professores, uma vez que se vive em um tempo em que a oferta de recursos destinados à disseminação do conhecimento é cada vez maior no espaço das escolas públicas brasileiras.

3. Visa permitir uma aproximação o mais efetiva possível entre os conteúdos abordados nos livros didáticos e o projeto político-pedagógico da escola.

4. Tem por objetivo superar as especificidades do aluno do Ensino Médio no que se refere às mudanças físicas e psíquicas e às expectativas diante dos desafios que se apresentam nessa fase da vida, sobretudo quanto ao exercício profissional.

Estão corretas apenas

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

A CF dispõe sobre a vinculação de recursos, a transferência de recursos públicos a escolas e o comprometimento financeiro dos estados, do DF e dos municípios com a manutenção e o desenvolvimento da educação básica e com a remuneração condigna dos trabalhadores da educação.

Com relação ao disposto nos documentos legais vigentes que tratam do financiamento da educação, julgue os itens subsequentes.

A restrição da utilização de recursos do FUNDEF nas diferentes etapas da educação básica impactou positivamente o financiamento da educação infantil e do ensino médio e repercutiu favoravelmente também na educação de jovens e adultos.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, em relação aos processos de avaliação de âmbito federal focados na educação básica.

A Prova Brasil, de caráter universal, expande o alcance dos resultados oferecidos pelo SAEB, fornecendo dados de desempenho dos alunos das escolas participantes nos municípios, estados e regiões de todo o país.

Com base nos instrumentos normativos orientadores das políticas de avaliação educacional — Constituição Federal de 1988 (CF), LDB, PNE, e Plano de Desenvolvimento da Educação, criado em 2007 (PDE/2007) —, julgue os próximos itens.

O PNE 2001-2010 reforça a importância da avaliação educacional como mecanismo orientador das políticas voltadas à elevação da qualidade do ensino.

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