Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

Assinale a alternativa em que estejam indicadas somente ações de políticas de Educação a Distância (EaD).
  • A. PDDE, E-PROINFO, UAB
  • B. PDDE, UAB, PISA
  • C. PISA, PRONATEC, UAB
  • D. UAB, PROINFANTIL, E-PROINFO
  • E. UAB, E-PROINFO, PISA
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“No país, a aspiração da Pedagogia a um estatuto científico guarda relações com alguns marcos históricos, que vai da constituição da Associação Brasileira de Educação (1924), passa pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), pela criação das Escolas de Formação de Professores ou Institutos Pedagógicos com anexos para formação prática de docentes (São Paulo e Rio de Janeiro), até a criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE -1955), articulado aos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (CRPEs), instalados em diferentes capitais brasileiras, a exemplo do Recife (1957)."

Além de Pernambuco, o CRPE-Recife tinha como área atuação os estados da Paraíba e do Rio Grande Norte e teve como Dire- tor

  • A. Darcy Ribeiro.
  • B. Miguel Arraes.
  • C. Ariano Suassuna
  • D. Paulo Freire.
  • E. Gilberto Freyre.
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Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 51 a 55.

O tema diversidade deve ser classificado como inclusivo pelo fato de considerar a exclusão social como um fator preponderante na história da educação brasileira.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Acerca da política educacional e da educação física, julgue os itens a seguir. A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961, estabeleceu a educação física como obrigatória desde a pré-escola até o nível superior, mas com predominância esportiva nos cursos primário e médio.
  • C. Certo
  • E. Errado
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A leitura correta dos dados referidos no gráfico acima é:

  • A. o Censo escolar registra uma involução no total das matrículas da educação especial entre 1998 e 2013;
  • B. no período observado, diminuiu a taxa de matrícula de alunos da educação especial em classes comuns/escolas regulares;
  • C. com o desenvolvimento das ações e políticas de educação inclusiva nesse período, percebe-se a evolução da taxa de matrícula de alunos da educação especial em classes comuns/regulares;
  • D. a falta de ações e políticas de educação inclusiva nesse período gerou a involução da taxa de matrícula de alunos da educação especial em classes comuns/regulares;
  • E. com o desenvolvimento das ações e políticas de educação especial nesse período, percebe-se a evolução da taxa de matrícula de alunos da educação especial em classes especiais e escolas especializadas.
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Acerca da política educacional e da educação física, julgue os itens a seguir. Nos primeiros anos da República, foi incluída em alguns estados brasileiros a ginástica nas escolas, espelhada nos métodos de alguns países europeus que seguiam uma linha mais higienista e militarista, ou seja, o exercício físico deveria ser utilizado para aquisição e manutenção da higiene física e moral, preparando os indivíduos fisicamente para o combate militar.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Leia o fragmento a seguir.

“Um grupo de intelectuais, devido à descontinuidade das políticas educacionais, da falta de visão global do problema e das reformas parciais periódicas feitas sem unidade e mal encaminhadas, se organizou em prol de um movimento que propunha bases pedagógicas renovadas e a reformulação da política educacional brasileira.”

Assinale a opção que apresenta o documento elaborado por esse grupo como uma resposta às questões educacionais.

  • A. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • B. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
  • C. Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • D. Constituição Federal de 1988.
  • E. Estatuto da Criança e do Adolescente.
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Cada uma das etapas e modalidades que compõem o sistema educacional brasileiro possui suas especificidades, objetivos e finalidades.

Com relação às finalidades do Ensino Médio, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O EM deve fornecer condições para a continuidade dos estudos.

( ) O EM visa o desenvolvimento integral, complementando a ação da família e da comunidade.

( ) O EM deve ser estruturado para gerar as condições básicas para o exercício de uma atividade produtiva.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F – V – F.
  • B. V – V – F.
  • C. F – V – V.
  • D. V– F – V.
  • E. F – F – V.
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O movimento Escola Nova, que transformou o cenário educacional brasileiro, reconfigurou os modelos educativos vigentes até então. Sobre esse movimento e suas características, analise as afirmativas a seguir.

I. O centro do processo de aquisição do conhecimento está no ensino e no papel por ele desempenhado.

II. A escola é vista como um local em que o aluno, a partir da observação e da experimentação, elabora seu próprio saber.

III. A escola é vista como um grande laboratório em que o aluno deve observar fatos e objetos com a finalidade de conhecer suas características.

Está correto o que se afirma em

  • A. II, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
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Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue os itens que se seguem. Em uma política cultural cujas ações estejam articuladas à dimensão educativa, a participação dos agentes sociais e culturais deve ocorrer de modo consciente somente na etapa de acompanhamento dos resultados.
  • C. Certo
  • E. Errado
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