Questões sobre Educação Infantil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Infantil

#Questão 1049082 - Pedagogia, Educação Infantil, AMAUC, 2022, Prefeitura de Arabutã - SC, Professor Educação Infantil e Séries Iniciais

Julgue os itens a seguir em relação à organização do espaço escolar na educação infantil.
I.O espaço deve estar organizado de acordo com a faixa etária da criança.
II.O espaço escolar deve propor desafios cognitivos e motores que farão a criança avançar no desenvolvimento de suas potencialidades.
III.O espaço deve estar povoado de objetos que retratem a cultura e o meio social em que a criança está inserida.

Estão CORRETAS:

#Questão 1049086 - Pedagogia, Educação Infantil, AMAUC, 2022, Prefeitura de Arabutã - SC, Professor Educação Infantil e Séries Iniciais

As brincadeiras têm papel fundamental no processo de aprendizagem na educação infantil. Elas contribuem para uma formação completa, englobando os âmbitos sociais, afetivos, culturais, cognitivos, emocionais e físicos.
É por meio delas que a criança desenvolve:
I.Consciência fonológica. II.Criatividade. III.Autonomia. IV.Capacidade de reflexão.

É CORRETO o que se afirma em:

#Questão 1049128 - Pedagogia, Educação Infantil, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Física

Fonseca e Cardozo (2021), ao analisarem situações de ensino e processos de inclusão/exclusão nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, revelam a complexidade de gerenciar tais processos, apontando que por vezes ocorre uma contradição entre o discurso do(a) docente e a sua prática.
FONSECA, M. P. S.; CARDOZO, L. F. Processos de inclusão/exclusão: percepções sobre a Educação Física escolar na educação infantil. Cadernos do Aplicação, v. 34, n. 2, p. 1-23, 2021.
Segundo as autoras, para que se possa alcançar uma inclusão processual, dialética e infindável, é importante considerar 

#Questão 1049130 - Pedagogia, Educação Infantil, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Física

Sobre o ensino do conteúdo esporte na Educação Física escolar, Ferreira (2018) aponta que os desafios são inúmeros e vão desde a seleção de qual esporte ensinar, passando pelo tempo que deve ser reservado para este processo de ensino, até a organização dos eventos esportivos na escola. No entanto, a autora aponta que na trama dos desafios existem espaços para variadas possibilidades.
FERREIRA, L. A. O ensino do conteúdo esporte na Educação Física escolar: desafios e possibilidades. Temas em Educação Física Escolar, v. 3, n. 1, p. 7-18, 2018. Disponível em: http://cp2.g12.br. Acesso em: 15 ago. 2022.

Nesse sentido, a compreensão, por parte do(a) professor(a), dos elementos que caracterizam as modalidades esportivas, relacionada com o desenvolvimento do esporte enquanto conteúdo escolar, implica

#Questão 1049144 - Pedagogia, Educação Infantil, Colégio Pedro II, 2022, Colégio Pedro II, 2022 - Colégio Pedro II - Professor - Educação Infantil

Leia o trecho a seguir:
O princípio da dignidade do ser humano é o paradigma maior de nossa Constituição para o respeito entre os cidadãos. A exigência de uma educação infantil de qualidade não pode se curvar aos ditames lentos de uma burocracia estatal guarnecidos por limitações financeiras. Eis porque a tensão entre direito e dever postula dos gestores e dos cidadãos a busca de um diálogo transparente e público em vista da proteção integral da criança como prioridade absoluta. (CURY, 2018, p. 75, grifo do autor)
CURY, C. R. Educação Infantil como dever do Estado. In: ABRAMOWICZ, A.; HENRIQUES, A. (Org.). Educação Infantil: a luta pela infância. Campinas: Papirus, 2018.
Com base no fragmento de texto, e tendo como referência a histórica luta pela Educação Infantil de qualidade e para todos, é correto afirmar que 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis