Colégio Pedro II

Podem ser percebidos indícios do discurso do proprietário misturados à voz do narrador no seguinte trecho do texto I:
  • A. “Eles se olharam. O que podiam fazer? Aceitaram.” (linha 3)
  • B. “Propôs diminuir o salário, coisa pouca, e não por muito tempo.” (linhas 5-6)
  • C. “O alojamento não passava de um telheiro com um estrado e colchonetes...” (linha 9)
  • D. “Eu proponho, disse o homem, que a gente esqueça essa tal de lei.”(linha 19)
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O slogan ufanista “Brasil, ame-o ou deixe-o” foi muito usado nas propagandas do governo durante os Anos de Chumbo da ditadura militar instaurada no país em 1964.

A apropriação, no texto I, do slogan “Que decidissem: era pegar ou largar, ame-o ou deixe-o” (linha 2) NÃO evidencia uma crítica à

  • A. restrição dos direitos básicos imposta, de forma enfática e reiterada, aos seres humanos.
  • B. pressão sistemática dos que exercem o poder diante das necessidades dos indivíduos.
  • C. preservação imprescindível dos direitos básicos e da autonomia dos seres humanos.
  • D. aproximação de dois contextos inibidores da capacidade de escolha dos indivíduos.
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No fragmento “A única coisa que peço é: esqueçam salário, esqueçam o resto. Esqueçam o mundo lá fora.” (linhas 21-22), a repetição do termo destacado evidencia a ocorrência da seguinte função da linguagem:
  • A. metalinguística.
  • B. referencial.
  • C. conativa.
  • D. fática.
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De acordo com o texto II, é possível afirmar que
  • A. apenas os imigrantes permanecem reféns de seus patrões embora não sejam escravizados.
  • B. só mulheres são escravizadas para fins sexuais, mas também são vítimas do trabalho escravo.
  • C. também trabalhadores são tratados de forma desumana, mas não se tornam reféns dos patrões.
  • D. não só mulheres mas também crianças são vítimas do trabalho escravo e da exploração sexual.
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A passagem do texto I “A única coisa que peço é: esqueçam salário, esqueçam o resto. Esqueçam o mundo lá fora. O mundo de vocês agora é esta fazenda” (linhas 21-22) expressa a intenção do proprietário e dialoga de modo mais abrangente com o seguinte fragmento do texto II:
  • A. "O escravo do século 21 pode ser o rosto de uma jovem ucraniana se prostituindo em Sarajevo.” (linha 1)
  • B. “Em comum, todos têm a liberdade restringida e são subjugados por uma dívida que não conseguem quitar.” (linhas 2-3)
  • C. “Trabalham sem receber e sem conseguir voltar ao local de origem.” (linhas 3-4)
  • D. “De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 43% das vítimas são usadas para fins sexuais e 32% para exploração do trabalho.” (linhas 6-7)
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O processo administrativo, no âmbito da Administração Pública Federal, encontra-se regulado pela Lei nº 9.784/1999. Com base nos seus dispositivos, é correto afirmar que
  • A. a interposição de recurso administrativo, via de regra, depende de caução, conforme ocorre nos processos judiciais.
  • B. cabe recurso das decisões administrativas, apenas em face de razões de legalidade, não havendo previsão de recurso para as questões de mérito.
  • C. a Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.
  • D. o direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários prescreve em três anos, contados da data em que foram publicados, salvo comprovada má-fé.
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É possível aplicar um efeito visual durante a passagem de um slide para outro da apresentação com recursos disponíveis no Power Point 2013. Para essa aplicação, utiliza-se a guia denominada
  • A. Exibição.
  • B. Exibição.
  • C. Transições.
  • D. Apresentação de Slides.
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Alex, João e Pedro são três profissionais que vão trabalhar nos campi A, B e C do Colégio Pedro II, um em cada Campus, não necessariamente nessa ordem. Um dos campi só tem Ensino Fundamental, outro só tem Ensino Médio e o terceiro oferece os Ensinos Fundamental e Médio.

Sabe-se que: 

 .

Dessa forma, pode-se concluir que os campi A, B e C, oferecem, respectivamente,

  • A. Ensino Fundamental - Ensino Médio - Ensinos Fundamental e Médio.
  • B. Ensino Médio - Ensinos Fundamental e Médio - Ensino Fundamental.
  • C. Ensino Médio - Ensino Fundamental - Ensinos Fundamental e Médio.
  • D. Ensino Fundamental - Ensinos Fundamental e Médio - Ensino Médio.
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Considere as premissas: 

* Todo aluno do Colégio Pedro II é inteligente. 

* Existem pessoas inteligentes e poliglotas.

Pode-se concluir que

  • A. se um poliglota não é inteligente, então não é aluno do Colégio Pedro II.
  • B. alguns alunos do Colégio Pedro II são inteligentes e poliglotas.
  • C. existem alunos do Colégio Pedro II que são poliglotas.
  • D. nenhum aluno do Colégio Pedro II é poliglota.
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O documento cuja finalidade é o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e com particulares caracteriza
  • A. um ofício.
  • B. uma portaria.
  • C. um memorando.
  • D. uma convocação.
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