Questões sobre Educação Infantil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Infantil

"A brincadeira é uma das principais atividades na vida dos bebês e das crianças pequenas. Brincando, a criança aprende a se comunicar, desenvolve a imaginação e diversos tipos de habilidades"
Disponível em: a ttps://urban95.org.br/blog/a-importancia-do-brincar-na-primeira-infancia/
O ato de brincar não é simplesmente uma distração para criança, o momento da brincadeira:
(__) Auxilia no desenvolvimento infantil e na construção de habilidades como: habilidades motoras, emocional e intelectual.
(__) Deve evitar trazer ao contexto da criança regras, visto que não têm nenhum efeito educativo.
(__) Auxilia no controle da ansiedade.
(__) A brincadeira deve valorizar a singularidade da criança, portanto neste momento não se deve pensar no coletivo.
Assinale com (V) se verdadeira, e (F) se falsa as assertivas acima, em seguida assinale a alternativa com a sequência CORRETA:  

Complete:
____________________ defende uma visão interacionista de desenvolvimento, apoiando-se na ideia de que trocas contínuas entre organismo e meio geram a aquisição de conhecimento como um processo construído pelo indivíduo (sujeito ativo). Quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. , a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação. 

“Estudar os bebês para adotar práticas de cuidado e educação de crianças “pra brilhar” (…)” (SILVA, SOUZA, MELLO & LIMA, 2018).


De acordo com os autores, entre o nascimento e os três anos de idade, são tarefas essenciais os processos de cuidado e educação realizados nas creches e nas famílias.


Com relação ao educar e o cuidar na escola, é correto afirmar:


1. Os professores são os principais responsáveis por pensar, planejar, organizar e garantir as relações de qualidade, espaços, tempos, materiais e condições de encantamentos que promovam o desenvolvimento dos bebês e das crianças.


2. O mais importante é retirar e guardar os brinquedos, mesmo em uso pelos bebês, para obedecer aos horários e à rotina estabelecida.


3. O bebê e as crianças precisam ser compreendidos exclusivamente em seu aspecto biológico e suas necessidades fisiológicas.


4. Os professores precisam atentar para as capacidades dos bebês e das crianças e reconhecer, que ao mesmo tempo em que a atividade é necessária ao desenvolvimento, sua sobrecarga não ajudará nesse processo.


5. O protagonismo dos bebês e das crianças emerge como o caminho para o planejamento e a organização da creche como um todo.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

De acordo com o artigo 9º das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que:


1. Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza.


2. Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura.


3. Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.


4. Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

De acordo com o Art. 1º do Decreto nº 9.765/2019, que instituiu a Política Nacional de Alfabetização (PNA), por meio dela, “a União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, implementará programas e ações voltados à promoção da alfabetização baseada em evidências científicas, com a finalidade de melhorar a qualidade da alfabetização no território nacional e de combater o analfabetismo absoluto e o analfabetismo funcional, no âmbito das diferentes etapas e modalidades da educação básica e da educação não formal.”
Segundo esse decreto, NÃO é mecanismo de avaliação e monitoramento da PNA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis