Questões sobre Educação Infantil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Infantil

Quanto ao que está proposto para o planejamento nos Anos Iniciais no Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental, assinale a afirmativa incorreta.

Ao brincar a criança pode ressignificar sua história e suas relações, pode remontar seu lugar na teia simbólica que a envolve. Em termos cognitivos, é por meio do brincar que a criança vai estabelecer ações lógicas, como seriar, classificar, ordenar, parear. O brincar ______ é uma representação da inapropriação do campo da linguagem e da expressividade possível da criança. O esvaziamento simbólico presente na brincadeira nos reflete uma ausência de investimento da criança no seu fazer, no seu brincar, consequentemente, dos investimentos que ela própria recebe. O brincar ______, que apenas transporta objetos de um lado a outro, mostra um brinquedo que não ganha significado para quem com ele brinca (ROTTA; BRIDI FILHO; FILHO, 2015).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Com crianças pequenas o jogo favorece a expressão simbólica e sem pressão, não só? das suas projeções internas mas, também, do seu nível de pensamento. Isso se reflete tanto em um jogo de tabuleiro e regrado, como em um jogo de caráter mais simbólico. Existem jogos de regras implícitas e jogos de regras explicitas (KISHIMOTO, 1998). Sobre o uso de jogos pelo psicopedagogo, analise as afirmativas a seguir.
I. Em jogos de regras explicitas, a regra adotada tem um caráter mais hábil e menos rígido do que em jogos de regras explicitas, em que o controle social também se torna presente. II. Em jogos de regras implícitas, os níveis de expressão podem ser maiores do que em outros jogos e, consequentemente, os níveis observados também serão diferentes. III. Um fator importante é a possibilidade lúdica do psicopedagogo. Isso não significa obrigatoriamente que o psicopedagogo deva participar do jogo com a criança. Mas, se o psicopedagogo não conhecer o processo lúdico do jogo previamente, dificilmente conseguirá favorecer o desenvolvimento da criança em sua plenitude. IV. A criança se desenvolverá em função de suas aprendizagens previas, isso significa que elas apresentarão suas ferramentas básicas, colocadas em prática em seus jogos. V. O mesmo jogo e um mesmo modo de jogar podem ser lidos a partir de vários ângulos. Dependerá, naturalmente, do objetivo e da abordagem teórica.
Estão corretas as afirmativas: 

O lúdico é uma maneira dinâmica e prazerosa de se aprender algo, pois os jogos e brincadeiras na ação psicopedagógica servem justamente para instigar o indivíduo ao desejo de aprender. O brincar estimula o desenvolvimento da criatividade nas práticas dos professores nos diversos espaços em que eles estão inseridos, não estando presente apenas na vida das crianças, mas também nas do jovem, do adulto e do idoso, tendo-se em consideração cada indivíduo com suas potencialidades e singularidades (SANTOS; SANTOS; ARAÚJO, 2020). Acerca do uso das técnicas lúdicas pelo psicopedagogo, assinale a alternativa incorreta.

#Questão 945712 - Pedagogia, Educação Infantil, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Segundo Christensen, Horn e Staker, autores que se dedicaram a estudar inovação nas organizações educacionais, assinale a opção que indica os modelos que podem ser considerados como Ensino Híbrido, por somar características tanto da sala de aula tradicional quanto do ensino on-line.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis