Questões sobre Educação Infantil

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Listagem de Questões sobre Educação Infantil

Existem dois aspectos articulados, representando os eixos do trabalho na educação infantil, que devem ser compreendidos com a prática, focalizando o atendimento às necessidades físicas, emocionais, afetivas, cognitivas e sociais de forma integrada. Nesse contexto, marque a alternativa que identifica corretamente os referidos aspectos articulados:

De acordo com a coleção “Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: altas habilidades/ superdotação” (2006), dentre as características mais comumente encontradas em crianças superdotadas em idade pré-escolar destacam-se:
( ) Vocabulário limitado para a sua idade cronológica. ( ) Riqueza de expressão verbal (elaboração e fluência de ideias). ( ) Habilidade para considerar pontos de vistas de outras pessoas. ( ) Dificuldade de interagir com crianças mais velhas, ou com adultos. ( ) Habilidade para lidar com ideias abstratas. ( ) Habilidade para perceber discrepâncias entre ideias e pontos de vista.
Atribua (C) para certo e (E) para errado, depois assinale a alternativa com a sequência correta.

Conforme a coleção “Educação Infantil - Saberes e Práticas da Inclusão: dificuldades acentuadas de aprendizagem, ou limitações no processo de desenvolvimento” (2006): “O adulto deve ser não apenas __________ e participativo, mas também __________ e reflexivo. Ele deve ser um observador que também participa com consciência da importância de seu papel de __________. Ele deve observar e interagir com a criança para descobrir como ela pensa e raciocina. O papel do adulto é __________ e se desenvolve gradualmente à medida que ele se torna mais capaz, por meio da observação, de reconhecer e atender cada necessidade de __________ da criança”.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

O aspecto de relevância diz respeito à promoção de atividades que atendam às exigências do mercado, e o de pertinência se refere à adequação dos alunos às políticas educacionais. 

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos tratam a educação como direito fundamental que deve ser garantido com qualidade social que atenda aos aspectos de relevância, pertinência e equidade. Acerca de tais aspectos, julgue o item que se segue. 


No que concerne à educação de qualidade, o aspecto de equidade se refere à necessidade de políticas reparadoras para tratar de forma diferenciada aqueles que se apresentam como desiguais no ponto de partida, no sentido de promover o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos, de forma a dirimir as desigualdades historicamente produzidas. 

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