Questões sobre Educação Infantil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Infantil

Ao pensar no uso de computadores em ambientes educacionais, muitos fatores devem ser analisados, entre eles, a influência do layout no processo de aprendizagem. Observe o seguinte layout de uma sala de aula.  Imagem associada para resolução da questão
De acordo com Tajra (2019), é correto afirmar que esse tipo de organização do espaço físico

Analise as afirmativas a seguir sobre os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, coloque V para verdadeiro e F para falso. Posteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
As propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil consideram a inclusão como direito das crianças com necessidades educacionais especais, contemplando:
(__) O aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as crianças com deficiência auditiva.
(__) Estratégias, orientações e materiais específicos para o trabalho com crianças da Educação Infantil que apresentam deficiências sensoriais (surdez, cegueira ou distúrbio acentuado de linguagem), físicas, motoras e múltiplas.
(__) Espaços e equipamentos não adaptados para receber as crianças com necessidades educacionais especiais de acordo com a Lei da Acessibilidade.
(__) Formação continuada dos profissionais de Educação Infantil para atender as crianças com necessidades educacionais especiais.

De acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. As propostas pedagógicas das instituições da Educação Infantil contemplam princípios ________________, ________________ e ________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

A ________________ é uma construção conceitual, contínua, desenvolvida, simultaneamente, dentro e fora da sala de aula, em processo interativo, que acontece desde os primeiros contatos da criança com a escrita.
O ________________ é além de saber ler e escrever, entender o que se ler e se escreve, relacionando dessa forma com o contexto social, sua experiência cotidiana. É um conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrita. Assinale a alternativa que completa, corretamente, as lacunas do texto.

Analise as afirmativas, a seguir, sobre as etapas do processo de alfabetização, coloque V para verdadeiro e F para falso. Posteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(__) Na fase silábica, a criança começa a compreender que as silabas possuem mais que uma letra (fará a transição de ora utilizar uma letra para cada sílaba, ora reconhecer os demais fonemas das palavras e passar a empregá-los). Mistura a lógica da frase anterior com a identificação de algumas sílabas.
(__) Na fase alfabética, a criança já consegue reproduzir, adequadamente, todos os fonemas de uma palavra caracterizando a escrita convencional. Domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
(__) Na fase pré-silábica, a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. Interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma, cada sílaba representa uma letra.
(__) Na fase silábica-alfabética, a criança começa a desenvolver a percepção de que as sílabas possuem mais de uma letra, mas ainda alterna representações como: BLA (“bola), JANLA (“janela). Geralmente, a primeira sílaba representará, corretamente, o som correspondente. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis