Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

Em relação às adaptações curriculares de grande porte, conforme o Ministério da Educação, analise as assertivas abaixo:

I - Se um determinado objetivo for eliminado do plano de ensino, o conteúdo a ele correspondente não poderá ser eliminado do processo de ensino e aprendizagem.
II - Se novos objetivos forem introduzidos no plano de ensino para um determinado aluno, os conteúdos a eles correspondentes passarão também a fazer parte do processo de ensino e aprendizagem.
III - O professor de uma classe poderá ter de trabalhar com um plano de ensino básico para a classe, e versões um pouco modificadas desse plano de ensino, destinadas a atender a necessidades especiais de um ou outro aluno, conforme orientação da equipe de apoio (da qual ele, professor, também faz parte.)

É falso o que se afirma em:

#Questão 1106194 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), FUNDATEC, 2025, Prefeitura de Tangará da Serra - MT, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano

No processo de organização do currículo escolar, é fundamental definir o que ensinar com base em princípios que atendam às demandas educativas contemporâneas. Para a construção de um currículo significativo nos anos iniciais deve-se: 

#Questão 1115518 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), VUNESP, 2025, SEDUC-SP, Professor de Educação Básica II - Francês

As orientações do Currículo Paulista de Língua Inglesa para os anos finais do Ensino Fundamental também servem de base para o ensino da Língua Francesa. O organizador curricular do componente em questão foi estruturado em Unidades Temáticas, Eixos, Habilidades e Objetos de Conhecimento.
A partir desse contexto, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma Habilidade do Currículo Paulista.

Em conformidade com Perrenoud, com relação aos ciclos de aprendizagem, a história do ensino mostra que as sociedades escolarizadas criaram a noção de grau, mas a maioria dos contemporâneos a ignora e dificilmente imagina que se possa construir um sistema escolar sobre outras bases, pelo menos em larga escala. Mesmo que, em pequena escala, algumas escolas alternativas ou experimentais tenham se libertado dessa servidão, a noção de grau permanece a única compartilhada em escala pelo sistema educativo em seu conjunto, a única que parece evidente, a própria expressão do bom senso. Por essa razão, a introdução dos ciclos de aprendizagem, em geral, leva:

I. Na pior das hipóteses, a reinventar, de modo oculto ou informal, classes por graus, assim como se reconstituíram habilitações clandestinas nos colégios únicos.
II. Às vezes, a encontrar um equivalente das classes rurais de graus múltiplos, que faziam coexistir, no seio do mesmo grupo, alunos que seguem programas anuais distintos, o que permitia progressões suaves ou apenas para certas disciplinas, e permitia, portanto, trabalhar com alunos em transição entre dois graus, o que não é absolutamente negligenciável.
III. Na melhor das hipóteses, a trabalhar com grupos multiidade no seio dos quais operam-se diversos reagrupamentos de alunos, em função de um nível, de necessidades semelhantes, de projetos comuns ou, ainda, de outros critérios.

Está CORRETO o que se afirma:

“Atualmente, há uma tentativa, de acordo com Zabala (1998), de ampliar o conceito de conteúdo e passar a referenciá-lo como tudo quanto se tem que aprender, que não apenas abrangem as capacidades cognitivas, como incluem as demais capacidades. Dessa forma, poderá ser incluso, de forma explícita nos programas de ensino, o que antes estava apenas no currículo oculto. Entende-se por currículo oculto aquelas aprendizagens que se realizam na escola, mas que não aparecem de forma explícita nos programas de ensino” (Darido, 2012). Segundo Darido (2012), essa classificação corresponde às questões: 1. O que se deve saber? 2. O que se deve saber fazer? e 3. Como se deve ser? Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as dimensões relativas às questões ora referidas. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis