Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

#Questão 1127415 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 18 e 48: Pedagogia e Supervisão Pedagógica

O processo de educação escolar, por ser intencional e sistemático, implica a organização de experiências pedagógicas a serem desenvolvidas e experienciadas na escola. Nesse contexto, o currículo é um meio de dar sentido às diversas atividades realizadas no interior da escola. Seus princípios básicos são os objetivos educacionais; a seleção, organização e distribuição dos conteúdos; metodologia e avaliação. No entanto, esses princípios precisam ser ampliados, de forma que seja levado em consideração o currículo oculto.

Sobre o currículo oculto, são feitas as seguintes afirmativas:

I. Leva em consideração as diversidades culturais, étnicas e de gênero.
II. É aquilo que efetivamente acontece na escola, embora não tenha sido planejado e sequer admitido pela instituição.
III. Tem como premissa uma educação neutra.
IV. Está alicerçado nas teorias críticas, que reconhecem o currículo como uma questão política.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

#Questão 1127421 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 18 e 48: Pedagogia e Supervisão Pedagógica

O sentido dado ao ensino integrado está ancorado no conceito dialético hegeliano de que "a verdade é o todo", já que é na totalidade que os construtos particulares se fazem verdades.

Assim sendo, os princípios pedagógicos e curriculares que favorecem as práticas pedagógicas orientadas pela ideia de integração são:

I. transformação social
II. campo ideológico
III. conformidade
IV. luta de classes

Estão corretas apenas as afirmativas 

As primeiras proposições sobre o que é alfabetização científica são datadas da década de 1960, mas ganharam relevância no ensino das ciências no Brasil na década de 1990 como um dos propósitos da educação básica.
Referente a essa temática, é correto afirmar que

O autor Domingues na sua obra chamada “Multi, Inter e Transdisciplinaridade – onde estamos e para onde vamos?” (2012), faz considerações importantes sobre as formas de organização e difusão do conhecimento, como as que se encontram nas afirmativas abaixo.

I. O autor acredita em especialização e em especialistas, pois ao emprestarmos demasiado respeito ao especialista, nós estamos contribuindo com a comunidade de aprendizagem, com a tradição racionalista e com a ciência.
II. A pesquisa, por ser mais plástica e mais aberta a experimentações, inclusive a experimentos que fracassam e não levam a lugar algum, em princípio seria mais favorável e poderia abrir novos caminhos para o conhecimento.
III. O ensino é por demais conservador, ultradisciplinar, os departamentos funcionam como verdadeiros cartórios e há os problemas dos concursos e dos diplomas. Então, o terreno do ensino é pouco ou nada favorável a experiências extradisciplinares e à livre cooperação dos campos do conhecimento.
IV. A condição para se introduzir a transdisciplinaridade ou a interdisciplinaridade é simplesmente trocar o foco nas matérias e nas disciplinas, com suas fronteiras e demarcações, pelos temas e problemas, quaisquer que sejam eles, especialmente aqueles gerados fora do campo disciplinar, nas interseções das disciplinas e nas interfaces das diferentes áreas do conhecimento.

Estão de acordo com as ideias dos autores, as afirmativas

Ao abordar critério para elaboração do currículo, González e Fraga (2012) delimitam dois marcadores relevantes, considerando temas que os alunos poderão praticar no dia a dia, integrando sua cultura e aqueles que provavelmente não irão integrar a rotina dos alunos fora da escola, mas que são pertinentes. Como os autores intitulam os critérios mencionados?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis