Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Currículo (Teoria e Prática)

#Questão 945915 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), UPENET/IAUPE, 2023, Prefeitura de São José da Coroa Grande - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - Educação Física

O currículo capaz de dar conta de uma reflexão pedagógica ampliada e comprometida com os interesses das camadas populares tem como eixo a constatação, a interpretação, a compreensão e a explicação da realidade social complexa e contraditória (COLETIVO DE AUTORES, p.17, 1992). Essa afirmação expressa uma defesa de um currículo ampliado como possibilidade de superação da ideia de currículo centrado em questões técnicas que, durante muito tempo, foi hegemônico na Educação Física. Qual das opções a seguir aponta a perspectiva que faz essa defesa de currículo ampliado para Educação Física escolar? 

#Questão 945917 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), UPENET/IAUPE, 2023, Prefeitura de São José da Coroa Grande - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - Educação Física

Ao considerar que a Educação Física escolar exerce papel relevante, juntamente com os outros componentes curriculares, para o processo de construção da sociedade, é CORRETO afirmar que

#Questão 945918 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), UPENET/IAUPE, 2023, Prefeitura de São José da Coroa Grande - PE, Professor do ensino Fundamental - Anos Finais - Educação Física

Conforme Souza Júnior (2007, p.7), O que hoje chamamos, no currículo escolar, de Educação Física, nem sempre teve tal designação. Vários termos foram usados, ao longo da história, para referir-se a essa parte da educação. Entendendo que a Educação Física de hoje é, o que, na história da educação, se configurou como componente curricular[...].
Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.

O termo transdisciplinaridade foi citado inicialmente por Jean Piaget no I Seminário Internacional sobre Pluri e Interdisciplinaridade (1970). Mais tarde, a UNESCO produziu a Carta da Transdisciplinaridade. Esse documento discorre sobre questões que motivam o exercício da transdisciplinaridade e também sobre condições que caracterizam a abordagem. Nesse contexto, analise as afirmações abaixo e coloque (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.
( ) Qualquer tentativa de reduzir o ser humano a uma mera definição e de dissolvê-lo nas estruturas formais, sejam elas quais forem, é compatível com a visão transdisciplinar.
( ) A transdisciplinaridade procura o domínio sobre as várias outras disciplinas e a abertura de todas elas àquilo que as atravessa e as ultrapassa.
( ) O reconhecimento da existência de diferentes níveis de realidade, regidos por lógicas diferentes, é inerente à atitude transdisciplinar.
( ) A transdisciplinaridade é complementar à aproximação disciplinar: faz emergir da confrontação das disciplinas dados novos que as articulam entre si; oferece-nos uma nova visão da natureza e da realidade.
( ) A transdisciplinaridade conduz a uma atitude aberta com respeito aos mitos, às religiões e àqueles que os respeitam em um espírito transdisciplinar.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA. 

#Questão 958884 - Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática), COTEC, 2023, Prefeitura de São Romão - MG, Professor/Professor de Apoio/Professor de Educação Física

No início do ano, os professores organizam suas tarefas, elaboram um plano de trabalho, selecionam as metodologias a serem utilizadas, organizam as avaliações e a recuperação contínua, e pensam em como gerenciar essas atividades. Para que um plano de ensino seja bem-sucedido, ele precisa ter as seguintes características:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis