Questões de Nutrição da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição da CESPE / CEBRASPE

Os inquéritos alimentares são métodos diretos de avaliação nutricional que estimam a quantidade e(ou) a frequência de alimentos consumidos durante um período de tempo. Cada tipo de inquérito possui vantagens e desvantagens em sua utilização. Sobre os tipos de inquéritos alimentares, julgue os itens a seguir. Entre as fibras solúveis, que não são digeridas no intestino delgado e são fermentadas pela microbiota no intestino grosso, estão gomas, inulina, algumas hemiceluloses, ligninas e pectinas. Elas são responsáveis por aumentar o esvaziamento gástrico, o que contribui positivamente para o controle glicêmico.

Os inquéritos alimentares são métodos diretos de avaliação nutricional que estimam a quantidade e(ou) a frequência de alimentos consumidos durante um período de tempo. Cada tipo de inquérito possui vantagens e desvantagens em sua utilização. Sobre os tipos de inquéritos alimentares, julgue os itens a seguir. Na maioria dos estudos com doenças crônicas não transmissíveis, o método que é considerado mais prático e possui associação entre o consumo e a ocorrência de desfechos clínicos é o questionário de frequência alimentar.

Os inquéritos alimentares são métodos diretos de avaliação nutricional que estimam a quantidade e(ou) a frequência de alimentos consumidos durante um período de tempo. Cada tipo de inquérito possui vantagens e desvantagens em sua utilização. Sobre os tipos de inquéritos alimentares, julgue os itens a seguir. O recordatório alimentar de 24 horas é um método prático que pode ser utilizado em qualquer faixa etária, mas apresenta a desvantagem de não poder ser aplicado em pacientes analfabetos ou com baixo nível intelectual, já que eles podem não ser capazes de nomear e(ou) quantificar os alimentos e porções ingeridos com precisão e clareza.

Em relação à assistência nutricional aos pacientes de clínica cirúrgica, julgue os itens subsecutivos. Se um paciente estiver no terceiro dia de pós-operatório de colecistectomia e receber alta hospitalar, em sua orientação de alta será recomendado para que se evite oferecer a ele preparações com alto teor de gordura.

Em relação à assistência nutricional aos pacientes de clínica cirúrgica, julgue os itens subsecutivos. Considere que um paciente esteja no segundo dia de pós-operatório de colectomia e que a colostomia implantada ainda não esteja funcionando. Nesse caso, a dieta desse paciente deverá incluir farelo de trigo e ser composta exclusivamente por alimentos laxantes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis