Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Entendendo o ambiente escolar como um espaço importante na formação de hábitos alimentares adequados e saudáveis, na prevenção para o aparecimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, na prevenção e controle da obesidade infantil e na garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e da Segurança Alimentar e Nutricional para o público atendido, conforme as determinações da Resolução CD/FNDE no 6/2020, sobre os cardápios, marque a incorreta:

A vigilância alimentar e nutricional é uma das ações da gestão dos cuidados na APS, especialmente para a organização da atenção nutricional no SUS. A análise da carga global de doença no Brasil mostra que a alimentação inadequada é considerada a principal causa de perda de anos de vida. Nesse sentido, algumas estratégias têm sido implementadas para a melhoria de carências nutricionais da população, redução de sobrepeso e obesidade, bem como, desnutrição proteico-calórica. Sobre essas estratégias, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

Os cardápios da alimentação escolar estão previstos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Sobre esse tema, verifique as alternativas e assinale a correta. Para as preparações diárias da alimentação escolar, recomenda-se no máximo:
I. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de açúcar simples adicionado. II. 15 a 30% (quinze a trinta por cento) da energia total proveniente de gorduras totais. III. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de gordura saturada. IV. 10% (dez por cento) da energia total proveniente de gordura trans. V. 400 mg (quatrocentos miligramas) de sódio per capita, em período parcial, quando ofertada uma refeição. VI. 600 mg (seiscentos miligramas) de sódio per capita, em período parcial, quando ofertadas duas refeições. VII. 1.400 mg (mil e quatrocentos miligramas) de sódio per capita, em período integral, quando ofertadas três ou mais refeições.

Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), verifique as assertivas e assinale a correta.
I. O objetivo do PNAE, executado pelo FNDE, é oferecer alimentação saudável e adequada, utilizando alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica.
II. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros, de caráter suplementar, para a cobertura de 250 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.
III. Para os entes federados, o FNDE disponibiliza inúmeras ferramentas e documentos técnicos de apoio (manuais, cartilhas, vídeos, notas técnicas) aos gestores, aos conselheiros da alimentação escolar e aos nutricionistas, que elaboram os cardápios.

Verifique as assertivas e assinale a correta.


I. A alimentação é um direito social reconhecido na Constituição Brasileira. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) traz as demandas do setor saúde alinhadas às necessidades de saúde e nutrição da população, mediante a promoção de práticas alimentares e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.


II. Entre os fatores de risco relacionados à carga global de doenças no Brasil, a dieta inadequada é o fator que mais contribui para os anos de vida perdidos, sendo superior ao observado em relação ao efeito do uso de álcool, drogas, tabagismo e inatividade física.


III. A desnutrição, as carências nutricionais, a obesidade e as doenças crônicas relacionadas à alimentação são desafios globais complexos e multidimensionais, que, para seu enfrentamento, exigem a implementação de políticas adequadas ao contexto local, que contem com a participação de diversos atores e investimentos financeiros.


IV. O atual quadro epidemiológico nacional revela que a prevalência de desnutrição é inferior a 2,5%, mas ainda é um problema entre povos e comunidades tradicionais, como povos indígenas e quilombolas, devendo permanecer no foco da atenção à saúde.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis