Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nutrição e Saúde Pública

Considerando o teor da Lei Federal n.º 8.080/1990 e da Lei Federal n.º 11.346/2006, julgue o item.


A assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica, encontra-se prevista no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com as políticas e os programas de alimentação e nutrição, julgue o item.


O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) consiste em um sistema de informação cujo objetivo é conferir a necessária racionalidade como base de decisões nas ações de alimentação e nutrição e de promoção da saúde, atuando, exclusivamente, na esfera de governo estadual.

De acordo com as políticas e os programas de alimentação e nutrição, julgue o item.


Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados pelo Ministério da Saúde para apoiar a atenção primária (prevenção e promoção à saúde) das famílias no Brasil. Eles são compostos por equipes multiprofissionais, que atendem, de forma integrada, tanto na Unidade de Saúde quanto em visitas domiciliares.

Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) 2017-2018, o padrão de consumo alimentar da pessoa idosa brasileira é caracterizado majoritariamente pelo consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. Entretanto, particularmente notável nesse ciclo da vida é o consumo insuficiente de:

Segundo a Resolução Nº 06, de 08 de maio de 2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados por nutricionista, tendo como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, de modo a respeitar as necessidades nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e pautar-se na sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região e na promoção da alimentação adequada e saudável. Em unidades escolares que ofertam alimentação escolar em período parcial e integral, os cardápios devem ofertar, obrigatoriamente frutas in natura, legumes e verduras, nas seguintes quantidades mínimas por semana, respectivamente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis