Questões sobre Microbiologia dos Alimentos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Microbiologia dos Alimentos

#Questão 1081644 - Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos - Subárea: Ciência de Alimentos de Origem Animal

Em relação ao processamento tecnológico de derivados lácteos e cárneos, bem como ao disposto nas normas que o regulam, julgue o seguinte item. 


Quando a queijaria não realizar todo o processamento do queijo, a unidade de beneficiamento de leite e derivados será corresponsável por garantir a inocuidade do produto por meio da implantação e do monitoramento de programas de sanidade do rebanho e de programas de autocontrole. 

#Questão 1081728 - Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos - Subárea: Ciência de Alimentos

Julgue o item que se segue, acerca de análises físico-químicas de alimentos. 


A análise de atividade de água (Aw) em alimentos é fundamental para a previsão da estabilidade e do prazo de validade do alimento, pois influencia diretamente reações químicas e bioquímicas como a oxidação lipídica e a degradação de vitaminas, bem como o crescimento microbiano. 

#Questão 1081738 - Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos - Subárea: Ciência de Alimentos

Julgue o item subsecutivo, referente a kits comerciais para uso em laboratório com foco em ciência de alimentos. 


Antes da adoção de um novo kit comercial para análise de micotoxinas em cereais, é essencial a realização de testes preliminares que validem sua precisão e compatibilidade com a matriz alimentar em estudo. 

#Questão 1081754 - Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos - Subárea: Ciência de Alimentos

Considerando que as perdas pós-colheita de frutas e hortaliças representam um desafio significativo na cadeia produtiva, impactando a disponibilidade de alimentos e a rentabilidade dos produtores, julgue o item a seguir, acerca de aspectos fisiológicos e tecnologias pós-colheita.


Dispensa-se a refrigeração imediata dos frutos e hortaliças colhidos caso sejam utilizados reguladores de crescimento na fase de produção, pois esses compostos garantem estabilidade metabólica suficiente para a preservação da qualidade pós-colheita desses produtos por períodos prolongados. 

#Questão 1081755 - Nutrição, Microbiologia dos Alimentos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Analista - Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos - Subárea: Ciência de Alimentos

Considerando que as perdas pós-colheita de frutas e hortaliças representam um desafio significativo na cadeia produtiva, impactando a disponibilidade de alimentos e a rentabilidade dos produtores, julgue o item a seguir, acerca de aspectos fisiológicos e tecnologias pós-colheita.


A atmosfera modificada, caracterizada pela redução de O₂ e aumento de CO₂, é uma estratégia eficaz para minimizar a atividade metabólica das hortaliças e controlar o crescimento microbiano, estando sua eficácia condicionada ao uso de temperaturas de refrigeração durante o seu armazenamento e transporte. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis