Listagem de Questões sobre Geral
Quanto à fisiopatologia e à terapia nutricional em pacientes graves, julgue os itens subseqüentes.
Algumas agressões orgânicas (septicemia, traumas) determinam a manifestação da síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SRIS), em que ocorre a liberação de catecolaminas, cortisol e glucagon, além de mediadores inflamatórios, como o fator de necrose tumoral, interleucinas e metabólitos do ácido araquidônico.
Considerando os processos patológicos nutricionais e a dietoterapia, julgue os itens abaixo.
Nos casos de hipertensão arterial, a dietoterapia aplicada deve considerar o impacto do uso de drogas anti-hipertensivas sobre outros fatores de risco nutricional, tais como alguns diuréticos e betabloqueadores que, apesar de controlarem a pressão arterial, favorecem a hipertrigliceridemia, a intolerância à glicose e a hiperinsulinemia.
Na dietoterapia aplicada aos casos de diabetes melito, é importante atentar para o índice glicêmico (IG) das preparações, de forma a não permitir que sejam feitas associações, em uma mesma refeição, de alimentos com alto IG. Por exemplo, o IG do arroz pastoso é maior que o do macarrão ao alho e óleo, que, por sua vez, é maior que o da mistura de arroz com feijão, sendo, portanto, essa última opção recomendável no caso em questão.
Na encefalopatia hepática, como uma das estratégias para atenuar as alterações comportamentais e neuromusculares típicas, recomenda-se o uso de alimentos mais ricos em tirosina, fenilalanina e triptofano, por serem aminoácidos de cadeia ramificada e não se comportarem como falsos neurotransmissores, como os aminoácidos aromáticos.
O uso de suplementos de cálcio pode ser indicado no tratamento ou prevenção da osteoporose. Suplementos à base de carbonato de cálcio tendem a ter efeito laxativo e, portanto, na vigência de seu uso, recomenda-se uma alimentação constipante.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}