Listagem de Questões sobre Geral
Vários trabalhos científicos evidenciam que o Brasil vem sofrendo mudanças que caracterizam um importante processo de transição epidemiológica e nutricional. Esse processo é compatível com o que já ocorreu e continua ocorrendo em países desenvolvidos. Paralelamente, o país convive com uma complexa realidade de alimentação e nutrição típica de sociedades subdesenvolvidas. Com relação aos indicadores desse paradoxo, julgue os seguintes itens.
A hipovitaminose A constitui problema endêmico nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, sobressaindo a população infantil nordestina como a mais vulnerável a essa carência.
Os resultados de pesquisas realizadas nos últimos trinta anos, em particular o Estudo Nacional de Despesa Familiar (ENDEF/1974) e a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN/1989), indicam um aumento na prevalência da desnutrição energético-protéica, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, sugerindo, assim, uma evolução temporal do problema.
A hipertensão arterial tem sido considerada como um problema de saúde pública, sendo sua manifestação positivamente relacionada com idade, peso corporal e classe social da população. Estudos evidenciam que pequena parcela dos hipertensos conhece essa condição e submete-se a tratamento dietético e medicamentoso.
A atual Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNSN) — Ministério da Saúde, 2000 — estabelece como uma de suas diretrizes a promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis e, nesse contexto, identifica o processo de educação nutricional e alimentar como um de seus instrumentos operacionais. No que se refere a esse tópico, julgue os itens que se seguem.
O guia alimentar da pirâmide alimentar é um instrumento de educação nutricional sustentado em três eixos principais para a promoção da alimentação saudável: a ingestão de uma dieta variada, a manutenção do peso adequado e o aumento do consumo de hortaliças, frutas, leite e derivados.
Com base na tabela acima, é correto afirmar que um menino com
dez anos de idade, pesando 40,7 kg e com estatura de 135 cm, encontra-se na faixa de percentil compatível com sobrepeso.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}