Listagem de Questões sobre Geral
A atual Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNSN) — Ministério da Saúde, 2000 — estabelece como uma de suas diretrizes a promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis e, nesse contexto, identifica o processo de educação nutricional e alimentar como um de seus instrumentos operacionais. No que se refere a esse tópico, julgue os itens que se seguem.
A PNSN definiu a rotulagem nutricional como uma das estratégias para redução dos índices de sobrepeso, obesidade e doenças crônico-degenerativas associadas aos hábitos alimentares da população.
A educação alimentar e nutricional contém elementos complexos, e até conflitantes entre si, sendo necessária a busca dinâmica dos consensos acerca de conteúdos, métodos e técnicas do processo educativo em saúde, que contemplem as diversas realidades geográficas, econômicas e culturais do país.
Quanto à fisiopatologia e à terapia nutricional em pacientes graves, julgue os itens subseqüentes.
Na vigência de insuficiência renal aguda, a terapia nutricional deve caracterizar-se pelo aporte de uma mistura de aminoácidos essenciais com não-essenciais. Soluções que contenham apenas aminoácidos não-essenciais, caso sejam necessárias para, por exemplo, reduzir a síntese de uréia total, devem ser utilizadas por períodos curtos e com monitorização da amonemia.
As equações de Long et al., assim como as de Ireton-Jones et al., utilizadas na estimativa das necessidades de energia na vigência de insuficiência respiratória, incluem correções em função de suporte ventilatório e, por isso, seus resultados foram validados por sua aplicação apresentar alta correlação com valores obtidos por calorimetria direta.
Nos doentes agudamente graves, a possibilidade de translocação bacteriana contra-indica a implementação de terapia nutricional enteral, uma vez que a presença de nutrientes na luz intestinal aumenta a expressão das adesinas bacterianas e, conseqüentemente, sua virulência.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}