Questões sobre Dietoterapia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Dietoterapia

A obesidade é uma doença crônica, progressiva, com causas multifatoriais. O Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO - 2022), apresenta um posicionamento quanto ao tratamento da obesidade. Sendo assim, é correto afirmar:

O tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial envolve controle ponderal, medidas nutricionais, prática de atividades físicas, cessação do tabagismo, controle de estresse, entre outros. Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), é correto afirmar que:

A terapia nutricional é uma das partes mais desafiadoras do tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), com impacto decisivo na obtenção e na manutenção do controle glicêmico. Segundo a Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (2022), é correto afirmar que:

Sobre as ostomias intestinais, analisar os itens abaixo:

I. São aberturas cirurgicamente criadas entre o sistema intestinal e a pele, sendo especificamente nomeadas de acordo com o local de origem ao longo do sistema intestinal.
II. As recomendações tradicionais para alimentação pós-operatória dos pacientes com colostomia ou ileostomia é interromper a alimentação até que o intestino comece a “funcionar” ou eliminar fezes ou efluente.
III. Controlar os flatos e o odor é uma preocupação mais comum para o paciente com colostomia do que para o paciente com uma ileostomia. Muitos pacientes escolhem limitar alimentos que tenham o potencial de aumentar a flatulência ou causar aumento do odor das fezes eliminadas.

Estão CORRETOS:

Em relação aos pacientes com cálculo renal por oxalato, analisar os itens abaixo:

I. O oxalato na urina provém de sua síntese endógena, que é proporcional à massa corporal magra. O ácido ascórbico é responsável por 35% a 55% do oxalato urinário, e o ácido glioxílico por 50% a 70% do oxalato urinário. Nos pacientes com Doença Renal Crônica (DRC), a ingestão excessiva de vitamina C pode levar à formação de cálculos.
II. A orientação dietética para reduzir o oxalato urinário deve incluir o uso de probiótico e a diminuição do oxalato da dieta, se necessário, além de alimentos pobres em cálcio ou o uso de suplementos para reduzir a absorção de oxalato.
III. São alimentos que devem ser evitados para uma dieta com baixo teor de oxalato: ruibarbo, espinafre, morangos, chocolate, farelo de trigo e produtos de trigo integral, castanhas, beterrabas, chá verde e preto e altas doses de cúrcuma.

Está(ão) CORRETO(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis