Questões de Nutrição do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição do ano 2025

#Questão 1079287 - Nutrição, Tecnologia de Alimentos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos – Subárea: Ciência de Alimentos

A conservação da qualidade pós-colheita de frutos e hortaliças é um dos maiores desafios enfrentados pela cadeia de suprimentos agrícolas. Esses produtos, altamente perecíveis, representam uma parcela significativa das perdas alimentares globais, estimada em torno de 40% para frutas e hortaliças. Umidade, respiração acelerada, danos físicos no transporte e armazenamento, perda de água, danos causados pelo frio e contaminação microbiana são fatores que contribuem para o desperdício. Considerando aspectos diversos pertinentes aos tópicos abordados no texto precedente, julgue o item a seguir. 


Fibras, cascas e sementes, na condição de resíduos de agroindústrias de alimentos de origem vegetal, podem constituir fontes de substâncias bioativas que podem ser acrescentadas a formulações convencionais em produtos de panificação. 

#Questão 1079288 - Nutrição, Alimentos, Nutrientes e Nutrição, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos – Subárea: Ciência de Alimentos

Com referência às bebidas plant-based (à base de plantas) e a aspectos diversos a elas pertinentes, julgue o item subsequente. 


Fitatos interagem com resíduos de proteínas e são capazes de formar quelantes com íons divalentes, como o cálcio e o magnésio, originando complexos solúveis que, no trato intestinal, aumentam a disponibilidade desses minerais.

#Questão 1079289 - Nutrição, Bioquímica, Digestão, Metabolismo e Absorção de Nutrientes, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos – Subárea: Ciência de Alimentos

Com referência às bebidas plant-based (à base de plantas) e a aspectos diversos a elas pertinentes, julgue o item subsequente. 


O processamento dos alimentos não afeta a qualidade proteica deles, pois essa qualidade depende do perfil de aminoácidos na proteína. Em produtos de origem vegetal, fatores antinutricionais como inibidores de proteases, lectinas e fitatos podem ser tóxicos ao organismo humano. 

#Questão 1079290 - Nutrição, Bioquímica, Digestão, Metabolismo e Absorção de Nutrientes, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos – Subárea: Ciência de Alimentos

Com referência às bebidas plant-based (à base de plantas) e a aspectos diversos a elas pertinentes, julgue o item subsequente. 


O escore químico (EQ) é uma técnica analítica que mede o teor de aminoácidos presentes em uma fonte de proteínas e compara tais valores com uma proteína considerada como referência para adultos. 

#Questão 1079291 - Nutrição, Métodos de Análises de Alimentos, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos – Subárea: Ciência de Alimentos

Com referência às bebidas plant-based (à base de plantas) e a aspectos diversos a elas pertinentes, julgue o item subsequente. 


A cromatografia líquida de alta pressão é uma técnica usada para determinar a composição de aminoácidos de alimentos líquidos como as bebidas plant-based. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis