Questões de Nutrição do ano 2023

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Nutrição do ano 2023

#Questão 937766 - Nutrição, Dietoterapia, Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - Nutrição

Anemia na gestação se associa à maior taxa de morbimortalidade materna e perinatal, com maior risco de aborto, prematuridade, baixo peso ao nascer e recém-nascidos com reservas de ferro abaixo do normal e, portanto, com maior risco para desenvolver anemia já nos primeiros meses de vida. Sobre os parâmetros de avaliação da anemia nutricional, analise as afirmativas a seguir.
I. O diagnóstico de anemia baseado na concentração de hemoglobina apresenta algumas limitações: é viável apenas para identificar a anemia, que é o estágio mais avançado da deficiência; além disso, não identifica o tipo de anemia existente.
II. O ferro sérico reflete o equilíbrio entre a entrada e a saída do mineral na circulação. É um indicador bastante instável, podendo sua concentração ser alterada pela presença de processos infecciosos e até mesmo em função dos horários em que ocorre a coleta de sangue, em virtude do ritmo circadiano.
III. A ferritina sérica é um parâmetro que possui a vantagem de avaliar não só a deficiência de ferro, mas também o seu excesso no organismo. Entretanto, é um indicador que possui baixa especificidade, ou seja, um valor normal não exclui a deficiência em ferro.
Está correto o que se afirma em 

Surto de Doença Transmitida por Alimento (DTA) é o episódio em que duas ou mais pessoas apresentam doenças semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem. Considere que em uma escola foi ofertado para os escolares na merenda a seguinte refeição: arroz colorido (arroz, cenoura e frango desfiado) com alface e tomate. Após quinze horas, em média, várias crianças apresentaram dores abdominais (cólicas), diarreia, vômitos e dor de cabeça. De acordo com a situação hipotética apresentada, qual o mais provável agente causador deste surto de DTA?

No Brasil, a alimentação, assim como a saúde, é um direito constitucional previsto na lei que cria o Sistema Único de Saúde (SUS), Lei nº 8.080/1990. Tal normativa estabelece o caráter determinante da alimentação e atribui ao Ministério da Saúde (MS) o papel de formular políticas de alimentação e nutrição. Nesse sentido, a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), instituída em 1999, chega para dar concretude às ações de alimentação e nutrição no SUS. Ao completar dez anos de publicação da PNAN, deu-se início ao processo de atualização e aprimoramento das suas bases e diretrizes, de forma a consolidar-se como uma referência para os novos desafios a serem enfrentados no campo da alimentação e nutrição no SUS. Os gestores de saúde nas três esferas, de forma articulada e dando cumprimento às suas atribuições comuns e específicas, atuarão no sentido de viabilizar o alcance do propósito desta política. Há as responsabilidades do Ministério da Saúde; das Secretarias Estaduais de Saúde e do Distrito Federal; e, das Secretarias Municipais de Saúde e do Distrito Federal. Trata-se de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Saúde e do Distrito Federal:

A avaliação do consumo alimentar é realizada para fornecer subsídios para o desenvolvimento e a implantação de planos nutricionais e deve integrar um protocolo de atendimento para avaliação nutricional, cujo objetivo deve ser o de estimar se a ingestão de alimentos está adequada ou inadequada e o de identificar hábitos inadequados e/ou a ingestão excessiva de alimentos com pobre conteúdo nutricional. Considere que uma empresa deseja coletar dados nutricionais de todos os seus funcionários (totalizando 120 pessoas), para descrever a dieta habitual, utilizando método de baixo custo e fácil aplicação. O método ideal para a situação hipotética é: 

A Portaria nº 2.246/2004 institui e divulga orientações básicas para a implementação das Ações de Vigilância Alimentar e Nutricional, no âmbito das ações básicas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o território nacional. Considerando os objetivos do SISVAN, analise as afirmativas a seguir.
I. Promover o diagnóstico precoce dos agravos nutricionais, seja de baixo peso ou sobrepeso e/ou obesidade, possibilitando ações preventivas às consequências desses agravos.
II. Possibilitar o acompanhamento e a avaliação do estado nutricional de famílias beneficiárias de programas sociais.
III. Incorporar à política de Estado o respeito à soberania alimentar e a garantia do direito humano à alimentação adequada, e promovê-los no âmbito das negociações e cooperações internacionais.
Está correto o que se afirma em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis