Questões de Medicina da UERJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da UERJ

#Questão 1038203 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

Homem de 33 anos, com diagnóstico de asma, em uso regular diário de salmeterol 50mcg e fluticasona 250mcg inaláveis de 12/12 horas, há 30 dias tem dois episódios semanais de dispneia e sibilância leves. Usa salbutamol em spray no momento dos episódios, com remissão total dos sintomas. Nega despertares noturnos ou limitações nas atividades diárias no período. Com base no questionário para avaliação de controle da asma do documento Global Initiative National for Asthma (GINA), a asma desse paciente deve ser considerada:

#Questão 1038204 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

Homem de 55 anos, tabagista (2 maços/dia, há 40 anos), apresenta-se à consulta levado pela esposa e diz não saber porque está ali, informa não desejar parar de fumar e acha que fumar não traz malefícios, porque um familiar fumou até 80 anos de idade e faleceu em decorrência de um atropelamento. Relata que fuma porque gosta e que conseguiria parar de fumar facilmente e rapidamente se desejasse. A fase comportamental (motivacional) que esse paciente se encontra é a de:

#Questão 1038206 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

Idoso de 60 anos, ex-fumante (carga tabágica de 45 maços/ano), foi admitido em um hospital com massa no lobo superior direito, que mostrou positividade durante tomografia computadorizada por emissão de pósitrons. Na avaliação da função pulmonar pré-operatória, o paciente realizou teste espirométrico e medida da capacidade de difusão ao monóxido de carbono (DLCO), conforme apresenta o quadro a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

O mapeamento de perfusão quantitativo apresentou a seguinte distribuição: lobo superior direito = 6%; lobo médio = 10%; lobo inferior direito = 28%; lobo superior esquerdo = 18%; língula = 10%; lobo inferior esquerdo = 28%. Considerando a mecânica pulmonar (VEF1) e a função de troca gasosa (DLCO – produto pós-operatório previsto de Pierce), é correto afirmar que o(a): 

#Questão 1038207 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

Homem de 27 anos, branco, ex-fumante, assintomático respiratório, realiza teste espirométrico para fins admissionais. Todas as manobras foram executadas de acordo com as recomendações vigentes. Os resultados são mostrados no quadro a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

Seguindo as recomendações das “Diretrizes para Testes de Função Pulmonar”, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (2002), é correto afirmar que:

#Questão 1038208 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

Um método simples e rápido para avaliar a mecânica respiratória é a oscilometria (também conhecida como técnica de oscilações forçadas), em que a necessidade de cooperação do indivíduo é mínima, já que é feita durante a manobra de respiração espontânea. Consiste na aplicação de pulsos de pressão periódicos para definir as mudanças na impedância do sistema respiratório, sobrepondo ondas de oscilação de pequena amplitude sobre a respiração espontânea. A oscilometria mede as propriedades mecânicas do sistema respiratório (vias aéreas, tecido pulmonar e parede torácica), sendo usualmente avaliada em uma ampla faixa de frequências. Em adultos saudáveis, à medida que a frequência aumenta dentro da faixa de frequência comumente usada (4-50Hz), as contribuições dos componentes do sistema respiratório variam de maneira significativa, de modo que em altas frequências, a resistência do sistema respiratório é amplamente dominada pelas propriedades mecânicas de: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis