Questões de Medicina da UERJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da UERJ

#Questão 1038191 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

Paciente com diagnóstico de DPOC, internado na enfermaria, evoluiu com possível pneumotórax. Para elucidação do caso, foi realizada ultrassonografia de tórax à beira do leito. O sinal ultrassonográfico que confirma o diagnóstico de pneumotórax é:

#Questão 1038192 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

Idosa de 66 anos procura acompanhamento com pneumologista devido a achado tomográfico de enfisema. A paciente foi fumante, com carga tabágica de 10 maços/ano, e se queixa de algum cansaço aos grandes esforços. A espirometria demonstra volume expiratório forçado em 1 segundo (VEF1)/capacidade vital forçada (CVF) pós-broncodilatador de 0,66. Na história familiar, verifica-se que o pai faleceu de enfisema e que ela tem um irmão com DPOC. A dosagem de alfa1 antitripsina (A1AT) por imunodifusão radial no soro foi de 65mg/dL e a genotipagem foi PiMS. Com relação a esse caso, é correto afirmar que o(a):

#Questão 1038193 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) está relacionada ao tabagismo e necessita de acompanhamento regular na maioria dos casos. De acordo com o documento Global Initiative for Chronic Obstrutive Lung Disease (GOLD) de 2022, em relação ao manejo da DPOC é necessário: 

#Questão 1038194 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

Paciente de 57 anos, emagrecido (peso: 45kg), com diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e insuficiência renal crônica, foi diagnosticado com tuberculose óssea, na coluna dorsal. Relata estar em hemodiálise três vezes por semana. Segundo as orientações do Ministério da Saúde e levando-se em consideração a melhor adesão, pela facilidade de administração das drogas, deve-se preferir o esquema com:

#Questão 1038196 - Medicina, Pneumologia, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Pneumologia

Paciente de 37 anos procura Unidade Básica de Saúde, apresentando quadro de tosse, febre, sudorese noturna e emagrecimento de evolução de dois meses. Nega comorbidades ou história anterior de tratamento para tuberculose pulmonar. Na investigação, apresentou baciloscopia de escarro positiva (++) e teste rápido molecular (TRM TB) com resultado Mycobacterium tuberculosis detectado e resistência a rifampicina em duas amostras, coletadas em momentos diferentes. O material foi encaminhado para cultura e teste de sensibilidade (TS). O diagnóstico mais provável é tuberculose resistente a rifampicina (TRR). A conduta indicada, que poderá ser reavaliada após o resultado da cultura e TS, é iniciar tratamento com:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis