Questões de Medicina da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da PUC/PR

Com relação aos sintomas e sinais de paralisia facial periférica à direita, é CORRETO afirmar:

Uma paciente de 80 anos relata que assiste a suas novelas em volume altíssimo, mas afirma que não tem problemas auditivos. Nesse caso, qual a conduta inicial mais indicada?

Um paciente apresenta-se com sinais e sintomas de choque. Seus parâmetros hemodinâmicos são os seguintes: a) débito cardíaco reduzido; b) resistência vascular periférica diminuída; c) pressão venosa central diminuída. Qual das situações abaixo pode explicar esse quadro?

#Questão 275417 - Medicina, Endocrinologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Endocrinologista

Uma paciente de 48 anos está em tratamento com sinvastatina por dislipidemia há cerca de 2 anos. Menopausa há 2 anos e sem terapia hormonal. Atualmente, apresenta discreto ganho de peso, desânimo, cefaleia e adinamia, motivos pelos quais lhe foi prescrito antidepressivo. Possui histórico familiar de doença de Graves. No exame físico, apresenta-se em bom estado geral, cabelos e pele ressecados, unhas quebradiças e tireoide não palpável. Exames complementares: colesterol total 262 mg/dL; LDL 178 mg/dL; HDL 34 mg/dL; triglicerídeos 182 mg/dL; TSH = 9,2 mU/L (VN =0,4- 4,0) e T4 livre 0,95 ng/mL (VN=0,8-1,9). Com base nesses dados, considere as seguintes assertivas:

I. O hipotireoidismo primário frequentemente é acompanhado de alterações lipídicas.

II. O tratamento do hipotireoidismo com levotiroxina tende a diminuir os níveis de LDL.

III. O tratamento com mudança de hábitos de vida (atividade física e dieta) não se faz necessário, pois a dislipidemia é secundária ao hipotireoidismo.

IV. A intolerância tireoidiana mínima (ITM), da paciente em questão, não deve ser tratada, pois não há sintomas específicos de disfunção tireoidiana.

Está(ão) CORRETA(S):

#Questão 275422 - Medicina, Endocrinologia, PUC/PR, 2012, FEAES/PR, Médico Endocrinologista

Em relação às complicações crônicas do diabetes, considere as seguintes assertivas:

I. O hipoaldosteronismo hiporeninêmico pode ocorrer em pacientes com insuficiência renal por diabetes mellitus. É causado por uma menor conversão da pró-renina em renina e caracterizase por níveis normais de cortisol, hipercalemia, redução dos níveis de renina, angiotensina II e aldosterona.

II. A retinopatia diabética é caracterizada por alterações progressivas na microvasculatura retiniana, o que causa áreas de má perfusão retiniana, aumento da permeabilidade vascular e proliferação de vasos.

III. O exame de microalbuminúria deve ser solicitado a todos os diabéticos tipo 2 ao diagnóstico.

IV. O controle glicêmico rigoroso ajuda a reduzir o aparecimento e progressão das complicações microvasculares do diabetes, a manutenção da pressão arterial e lipídeos em níveis normais igualmente auxiliam na prevenção dessas complicações.

Está(ão) CORRETA(S):

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis