Questões de Medicina da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FGV

Paciente de 71 anos do sexo masculino, sem comorbidades conhecidas ou uso de medicações prévias, será submetido a trombólise química com tenecteplase.
Diagnóstico: infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento de segmento ST de parede anterior Killip I com início da dor há 40 minutos.
A prescrição correta, no que tange à antiagregação plaquetária, é 

#Questão 1121747 - Medicina, Medicina Intensiva, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Medicina de Emergência

Paciente de 33 anos do sexo feminino dá entrada no prontosocorro com dor abdominal e é diagnosticada com pancreatite aguda de etiologia biliar. Solicitada internação hospitalar, além de prescrição de dieta zero, hidratação e sintomáticos. Antes de subir à enfermaria, 12h após solicitada a internação, evolui com oligúria, piora da função renal e hipotensão refratária a expansão volêmica, sendo iniciada noradrenalina a 0,15mcg/kg/min.
Além de conversão da vaga para unidade de terapia intensiva e passagem de acesso venoso central, a melhor conduta, entre as elecadas a seguir, seria 

#Questão 1121748 - Medicina, Gastroenterologia, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Medicina de Emergência

ATENÇÃO: use o caso a seguir para responder à próxima questão.


Paciente de 19 anos do sexo masculino, previamente hígido, dá entrada no pronto-socorro com quadro de dor abdominal iniciada há 3 dias. Relata que a dor iniciou em epigastro e, há 24 horas, intensificou e migrou para a fossa ilíaca direita. Refere febre de 39 graus, náuseas, vômitos e anorexia desde o início dos sintomas. Ao exame clínico, febril, dor abdominal em fossa ilíaca direita e descompressão brusca positiva nessa topografia. Coletado hemograma, que mostrou leucocitose com desvio à esquerda.
O escore de Alvarado desse paciente é

#Questão 1121749 - Medicina, Medicina Intensiva, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Medicina de Emergência

ATENÇÃO: use o caso a seguir para responder à próxima questão.


Paciente de 55 anos do sexo masculino dá entrada no pronto-socorro em franca insuficiência respiratória. Optada pela intubação orotraqueal em sequência rápida. Após toda a preparação adequada, ao se introduzir o laringoscópio de lâmina curva com a técnica correta é possível ver apenas epiglote e as aritenoides do paciente, não sendo possível observar suas cordas vocais.

O melhor material de via aérea difícil para otimizar as chances de intubação orotraqueal em primeira tentativa desse paciente é 

#Questão 1121750 - Medicina, Mastologia, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Medicina de Emergência

Paciente do sexo feminino, 33 anos, com o diagnóstico de câncer de mama metastático, sem outras comorbidades, realizou última sessão de quimioterapia há 10 dias. Dá entrada no pronto-socorro queixando-se de febre de 38,7°C sustentada há duas horas. Não apresenta queixas abdominais, respiratórias e urinárias e não faz uso de dispositivos invasivos. Está em bom estado geral, Glasgow 15, FC 90, hidratada, febril, PA 120x70, FR 18, SatO2 95% em ar ambiente, sem quaisquer alterações de exame físico. A melhor conduta para esse caso é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis