Questões de Medicina da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FGV

A nomenclatura anatômica é um dado essencial para comunicação entre os profissionais de saúde que trabalham em conjunto.
Está incluída na definição de posição anatômica a seguinte descrição: 

#Questão 1121534 - Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Medicina e Preventiva e Social

A violência sexual é entendida como uma questão de saúde pública, segurança e acesso à justiça, que exige do Estado políticas e ações integradas para responder a esse problema. Pode acontecer em espaços públicos e privados, causar traumas e ferimentos visíveis e invisíveis, e, em algumas situações, levar à morte.


A droga de escolha para profilaxia de infecção por clamídia para vítimas de violência sexual é

#Questão 1121535 - Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Medicina e Preventiva e Social

A avaliação inicial do paciente com hipertensão arterial sistêmica (HAS) na Unidade de Atenção Primária é composta por confirmação do diagnóstico, identificação de fatores de risco cardiovascular, suspeita e identificação de causa secundária, avaliação do risco cardiovascular, lesões de órgão-alvo (LOA) e doenças associadas.


Assinale a opção que apresenta um fator de risco para HAS.

#Questão 1121537 - Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Medicina e Preventiva e Social

As pessoas ainda são avaliadas oportunisticamente e tratadas de acordo com os seus achados clínicos ou laboratoriais isolados, e não por meio de uma avaliação global do risco de desenvolverem doença cardiovascular.


Não faz muito tempo, era comum tratar os pacientes por patologias isoladas, porém a realidade nos mostra a relação imbricada com que muitos fatores se inter-relacionam. Muitas das chamadas doenças que tratamos, na verdade, estão perdendo esse status e estão sendo reclassificadas como fatores de risco.


Das condições a seguir, assinale a que é de alto risco para doença cardiovascular.

#Questão 1121541 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Medicina e Preventiva e Social

O Método Canguru é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém-nascido (RN) e sua família. Esse método compreende três etapas nas quais a equipe de profissionais da Unidade Neonatal (UN) deve estar preparada para oferecer um atendimento de Saúde qualificado, observando a individualidade de cada criança e de sua história familiar. Ele inclui também a preocupação com a saúde integral dessa equipe no desempenho de suas funções e com o ambiente hospitalar, abordando o acolhimento e a segurança nos cuidados neonatais, que devem ser adequados a cada momento evolutivo do RN.


A primeira etapa inicia-se na detecção da gestação de risco para o nascimento de criança com necessidade de cuidados intensivos neonatais e continua na UTIN e/ou UCINCo durante a internação do RN.


A segunda etapa é realizada na Unidade de Cuidado Intermediário Canguru (UCINCa).


Um critério de alta da criança da segunda etapa é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis