Questões de Medicina da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FGV

A água é tão essencial à vida que os seres humanos só podem viver poucos dias sem ela. Acerca do tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A água tem várias propriedades que a tornam importante para os seres vivos.

( ) Por ser um composto polar e apresentar pontes de hidrogênio, a água pode formar finas camadas nas superfícies e pode atuar como solvente ou meio de dissolução.

( ) A água é um bom solvente para íons, visto que suas moléculas polares circundam os íons.

( ) A região positiva das moléculas de água é atraída pelos íons negativos, enquanto a região negativa das moléculas de água é atraída por íons positivos.

( ) A água não é um bom solvente para íons, visto que suas moléculas apolares circundam os íons.


As afirmativas são, respectivamente, 

Você é chamado para realizar uma sala de parto cesariana eletiva, sem que a mãe tenha entrado em trabalho de parto, de uma menina de 39 semanas de gestação. O Apgar foi 8 no primeiro minuto e 9 no quinto minuto. Após 30 minutos de vida, a menina apresentou taquipneia com 75 incursões por minuto, leve gemência expiratória e retrações subcostais. O exame físico revela bebê acianótica, com saturação de oxigênio de 92% em ar ambiente, tórax simétrico, sem murmúrios adventícios, frequência cardíaca de 140 bpm, temperatura de 36,8 C, e perfusão periférica preservada. Você solicita um raio-X de tórax que revelou hiperinsuflação pulmonar, com congestão vascular peri-hilar e leve aumento do líquido nas fissuras interlobares.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável e a conduta a ser tomada são, respectivamente,

Uma adolescente de 14 anos, com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES) em atividade, apresenta febre persistente, hepatomegalia, astenia e piora do estado geral. Durante a avaliação laboratorial, são observados pancitopenia, hiperferritinemia, aumento de triglicerídeos e redução de fibrinogênio. O aspirado de medula revela presença de hemofagócitos.
Sobre os critérios clínicos e laboratoriais para diagnóstico de síndrome de ativação macrofágica (SAM), assinale a afirmativa.

#Questão 1121732 - Medicina, Medicina Intensiva, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Medicina Intensiva

Uma mulher de 30 anos com esclerose múltipla progressiva e depressão é encontrada por sua mãe caída em casa. É trazida pela ambulância para a Emergência e daí para o CTI. Na escala de Glasgow apresentava uma grau 3 e nos sinais vitais hipotensão arterial (75/30 mmHg), bradicardia (38 bpm), além de hipotermia (34 C) e bradipnéia (6 irpm). A glicemia está normal. Está comatosa, com pupilas fixas bilateralmente. Reflexos de tronco cerebral ausentes e paralisia flácida com reflexos tendinosos ausentes. Suas medicações usuais incluíam drogas antidepressivas e para a esclerose múltipla.


A provável medicação responsável pelo quadro clínico apresentado, é 

#Questão 1121733 - Medicina, Medicina Intensiva, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Medicina Intensiva

Um paciente de 77 anos está internado após um longo voo internacional. Sua saturação de oxigênio é de 85% apesar de estar recebendo 15L de O2 numa ventilação não invasiva. Sua pressão arterial encontra-se em 105/75 mmHg e seu laboratório demonstra um quadro de lesão renal aguda com uma troponina em elevação.


A abordagem terapêutica a seguir é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis