Questões de Medicina da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FGV

#Questão 1121734 - Medicina, Medicina Intensiva, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Medicina Intensiva

Uma paciente de 19 anos com história de depressão é trazida para o CTI por suspeita de intoxicação por medicamentos. Apresenta uma escala de coma de Glasgow de 11 (E3V4M4). No laboratório colhido encontra-se uma glicemia de 120 mg/dL e uma acidose metabólica importante.


Apresentou em seguida uma convulsão tônico-clônica que durou dois minutos, autolimitada. Durante o período pós-ictal o ECG mostrou uma taquicardia de complexo largo com frequência de 120 bpm.


A conduta imediata mais apropriada é 

#Questão 1121735 - Medicina, Patologia Clínica, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Patologia Clínica - Medicina Laboratorial

No exame químico da urina utilizando a tira reagente (química seca) a área reagente da hemoglobina pode também apresentar resultado positivo na presença de outro componente que não seja a hemoglobina.
Assinale a opção que apresenta esse componente.

#Questão 1121741 - Medicina, Biossegurança em Medicina, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Patologia Clínica - Medicina Laboratorial

A identificação correta do grupo dos resíduos perfurocortantes, de acordo com a Resolução do Colegiado da ANVISA do Ministério da Saúde RDC número 222 de 28 de março de 2018 é

#Questão 1121742 - Medicina, Hematologia, FGV, 2025, EBSERH, Grupo Patologia Clínica - Medicina Laboratorial

Considere os seguintes itens:

1. Frascos para hemocultura
2. Tubo com citrato de sódio
3. Tubo com ativador de coágulo com ou sem gel
4. Tubo com heparina
5. Tubo com EDTA
6. Tubo com fluoreto de sódio e EDTA

A sequência correta de coleta de frascos para hemocultura e tubos plásticos de coleta de sangue à vácuo segundo recomendações da entidade denominada Instituto de Padrões Clínicos e Laboratoriais (Clinical and Laboratory Standards Institute – CLSI) é

ATENÇÃO: use o caso a seguir para responder à próxima  questão.


Paciente do sexo feminino, 26 anos, portadora de síndrome de QT longo, dá entrada em pronto-socorro com quadro iniciado há 20 minutos de palpitações, dispneia, intenso mal-estar e dor torácica. Ao exame clínico, sonolenta, FC 170 com pulso arrítmico, PA 50x20, pálida e mal-perfundida.

Realizado eletrocardiograma admissional que demonstrou taquicardia ventricular polimórfica.
Após a conduta realizada inicialmente, a paciente exibiu melhora parcial. No momento, consciente e orientada, PA 90x60, bem-perfundida, FC 70.
Enquanto aguarda vaga de UTI, você observa em monitor episódios de taquicardia ventricular polimórfica não sustentada, com duração inferior a 10 segundos.
A medicação que pode ser associada nessa situação é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis