Questões sobre Medicina Intensiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina Intensiva

AMS, três anos e cinco meses de idade, sexo masculino, pardo, foi trazido ao hospital inconsciente pelos pais, que referem ter encontrado a criança no quintal de sua residência desacordada e suja de fezes. Referem ainda que a criança brincava havia aproximadamente uma hora sozinho. Na anamnese, criança previamente hígida, vacinas atualizadas. Nunca foi internada. Ao exame físico, paciente em mal estado geral, inconsciente, responsivo à dor, sialorreico, dispneico, temperatura axilar 35,2 ºC, mucosas pálidas e descoradas ++/4, roupas sujas de vômitos e fezes, pupilas isocóricas, mióticas e fotorreagentes. Ao exame do tórax verificou-se, tiragem intercostal bilateral, frequência respiratória de 55 irpm, murmúrio versicular rude com roncos, sibilos e estertores crepitantes. À ausculta cardíaca, bulhas rítmicas sem sopro, frequência cardíaca 70 bpm, abdome globoso com ruídos hidroaéreos aumentados. Durante o exame, a criança apresentou abalos musculares. A respeito desse quadro clínico e dos múltiplos aspectos relacionados a ele, julgue os itens que se seguem. A gasometria arterial com cálculo do ânion-gap (AG) é fundamental na avaliação inicial do paciente: resultado do AG maior que 20 mEq/L sugere presença de ácidos orgânicos.

AMS, três anos e cinco meses de idade, sexo masculino, pardo, foi trazido ao hospital inconsciente pelos pais, que referem ter encontrado a criança no quintal de sua residência desacordada e suja de fezes. Referem ainda que a criança brincava havia aproximadamente uma hora sozinho. Na anamnese, criança previamente hígida, vacinas atualizadas. Nunca foi internada. Ao exame físico, paciente em mal estado geral, inconsciente, responsivo à dor, sialorreico, dispneico, temperatura axilar 35,2 ºC, mucosas pálidas e descoradas ++/4, roupas sujas de vômitos e fezes, pupilas isocóricas, mióticas e fotorreagentes. Ao exame do tórax verificou-se, tiragem intercostal bilateral, frequência respiratória de 55 irpm, murmúrio versicular rude com roncos, sibilos e estertores crepitantes. À ausculta cardíaca, bulhas rítmicas sem sopro, frequência cardíaca 70 bpm, abdome globoso com ruídos hidroaéreos aumentados. Durante o exame, a criança apresentou abalos musculares. A respeito desse quadro clínico e dos múltiplos aspectos relacionados a ele, julgue os itens que se seguem. Não havendo resposta terapêutica de pacientes com crises convulsivas tratados com benzodiazepínicos, agentes de primeira escolha nesses casos, não se deve usar fenitoína.

AMS, três anos e cinco meses de idade, sexo masculino, pardo, foi trazido ao hospital inconsciente pelos pais, que referem ter encontrado a criança no quintal de sua residência desacordada e suja de fezes. Referem ainda que a criança brincava havia aproximadamente uma hora sozinho. Na anamnese, criança previamente hígida, vacinas atualizadas. Nunca foi internada. Ao exame físico, paciente em mal estado geral, inconsciente, responsivo à dor, sialorreico, dispneico, temperatura axilar 35,2 ºC, mucosas pálidas e descoradas ++/4, roupas sujas de vômitos e fezes, pupilas isocóricas, mióticas e fotorreagentes. Ao exame do tórax verificou-se, tiragem intercostal bilateral, frequência respiratória de 55 irpm, murmúrio versicular rude com roncos, sibilos e estertores crepitantes. À ausculta cardíaca, bulhas rítmicas sem sopro, frequência cardíaca 70 bpm, abdome globoso com ruídos hidroaéreos aumentados. Durante o exame, a criança apresentou abalos musculares. A respeito desse quadro clínico e dos múltiplos aspectos relacionados a ele, julgue os itens que se seguem. Trata-se de síndrome anticolinérgica, compatível com diagnóstico de intoxicação exógena.

Considerando que a alimentação de crianças criticamente doente é item essencial no seu tratamento, julgue o item a seguir. A via de eleição para a administração de alimentos, mesmo para pacientes criticamente doentes, é a digestiva, havendo quatro tipos básicos de fórmulas dietéticas para a nutrição enteral: dietas elementares ou poliméricas; dietas não elementares ou oligoméricas; leite de vaca modificado e fórmulas de soja; fórmulas específicas para doenças específicas.

No que concerne a insuficiência renal aguda, a distúrbios hidroeletrolíticos e do equilíbrio acidobásico e a cetoacidose diabética, julgue os seguintes itens. A queda da osmolaridade plasmática em mais de 10 mOm/L em 12 horas aumenta o risco de edema cerebral na criança com cetoacidose diabética, sendo essa a causa mais comum de óbito no diabetes melito tipo 1.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis