Questões sobre Medicina Intensiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina Intensiva

AMS, três anos e cinco meses de idade, sexo masculino, pardo, foi trazido ao hospital inconsciente pelos pais, que referem ter encontrado a criança no quintal de sua residência desacordada e suja de fezes. Referem ainda que a criança brincava havia aproximadamente uma hora sozinho. Na anamnese, criança previamente hígida, vacinas atualizadas. Nunca foi internada. Ao exame físico, paciente em mal estado geral, inconsciente, responsivo à dor, sialorreico, dispneico, temperatura axilar 35,2 ºC, mucosas pálidas e descoradas ++/4, roupas sujas de vômitos e fezes, pupilas isocóricas, mióticas e fotorreagentes. Ao exame do tórax verificou-se, tiragem intercostal bilateral, frequência respiratória de 55 irpm, murmúrio versicular rude com roncos, sibilos e estertores crepitantes. À ausculta cardíaca, bulhas rítmicas sem sopro, frequência cardíaca 70 bpm, abdome globoso com ruídos hidroaéreos aumentados. Durante o exame, a criança apresentou abalos musculares. A respeito desse quadro clínico e dos múltiplos aspectos relacionados a ele, julgue os itens que se seguem. Trata-se de síndrome anticolinérgica, compatível com diagnóstico de intoxicação exógena.

Considerando que a alimentação de crianças criticamente doente é item essencial no seu tratamento, julgue o item a seguir. A via de eleição para a administração de alimentos, mesmo para pacientes criticamente doentes, é a digestiva, havendo quatro tipos básicos de fórmulas dietéticas para a nutrição enteral: dietas elementares ou poliméricas; dietas não elementares ou oligoméricas; leite de vaca modificado e fórmulas de soja; fórmulas específicas para doenças específicas.

No que concerne a insuficiência renal aguda, a distúrbios hidroeletrolíticos e do equilíbrio acidobásico e a cetoacidose diabética, julgue os seguintes itens. A queda da osmolaridade plasmática em mais de 10 mOm/L em 12 horas aumenta o risco de edema cerebral na criança com cetoacidose diabética, sendo essa a causa mais comum de óbito no diabetes melito tipo 1.

No que concerne a insuficiência renal aguda, a distúrbios hidroeletrolíticos e do equilíbrio acidobásico e a cetoacidose diabética, julgue os seguintes itens. No estágio II da classificação de RIFLE (risk, injury, failure, loss, end stage), há aumento de 200% a 300% da creatinina sérica em relação à basal, redução da diurese — menor que 0,5 mL/kg/hora por mais de 12 horas — e piora de 50% da filtração glomerular.

O emprego da ventilação mecânica em pediatria implica riscos próprios e sua aplicação deve ser cercada de cuidados específicos. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes. Na ventilação mecânica de uma criança com insuficiência respiratória secundária a uma pneumonia grave, deve-se considerar inicialmente que sua complacência pulmonar e sua resistência estão muito baixas, sua capacidade residual funcional está elevada, o equilíbrio ventilação/perfusão está muito baixo e o esforço respiratório elevado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis