Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Para fins de encerramento no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), os seguintes aspectos devem ser considerados pela equipe técnica de Vigilância Epidemiológica de casos de dengue, Zika e chikungunya: 

Caso clínico referente à questão.


Criança de 6 anos, residente em área rural, é trazida ao pronto-socorro por dor abdominal difusa, náuseas e episódios de vômitos há 2 dias. Os pais relatam que a criança tem dificuldade para se alimentar e apresentou eliminação de um “verme” pelo vômito. No exame físico, há distensão abdominal moderada, sem sinais de peritonite.
Qual é o diagnóstico com base no quadro clínico?

Mulher de 28 anos apresenta-se com o relato de disúria e corrimento vaginal há 3 dias. Ela é examinada para infecções sexualmente transmissíveis e tem o exame de VDRL negativo, mas com FTA-ABS (Fluorescent Treponemal Antibody Absorption) positivo.
A explicação mais provável para o caso descrito é de sífilis

#Questão 1123728 - Medicina, Doenças Infecto-Parasitárias, VUNESP, 2025, UNESP, Médico (Área de atuação: Toxicologia)

Mulher de 38 anos apresenta quadro de vômitos, cólicas abdominais intensas e diarreia aquosa intensa com duração de 12 horas. Relata ter participado de um churrasco 24 horas antes, no qual carne bovina e suína foram consumidas para alimentar cerca de 100 convidados. Ela ouviu de vários amigos, também presentes no churrasco, que, pelo menos, mais 13 indivíduos desenvolveram sintomas semelhantes. Exame físico: temperatura: 37,1 ºC; frequência cardíaca: 88 bpm; pressão arterial: 132 x 72 mmHg; membranas mucosas úmidas; leve sensibilidade abdominal difusa em todos os quadrantes, sem descompressão brusca, defesa, rigidez ou distensão; restante do exame é inespecífico.


Em relação à principal hipótese diagnóstica, é correto afirmar:

Um homem de 50 anos, HIV positivo e sem Terapia Antirretroviral (TARV) prévia, apresenta diarreia aquosa crônica há 3 semanas, associada a perda de peso significativa, fadiga e anorexia. O exame físico revela desidratação moderada e mucosas secas. Hemograma normal, mas CD4 de 60 células/mm³. Coproparasitológico confirma Cryptosporidium. Não há sinais de infecção bacteriana ou viral concomitante. De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Adultos - 2024, qual o manejo mais adequado? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis