Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

A Febre do Oropouche (FO) é uma doença causada por um arbovírus, o Orthobunyavirus oropoucheense.

O suposto vetor primário é o mosquito-pólvora ou maruim, que é associado à seguinte espécie:

Uma pessoa do sexo masculino, com 40 anos de idade e, que vive com HIV/AIDS (PVHA), mantém-se assintomático e com carga viral indetectável, em uso regular de antiretrovirais, procura serviço de saúde para informar-se sobre a necessidade de receber a vacina contra o papilomavirus humano (HPV), Streptococcus pneumoniae e da vacina meningocócica ACWY. Aponte a alternativa com a orientação correta.

As normas de precauções e isolamentos baseiam-se nas vias de transmissão dos agentes infecciosos, estabelecem uma barreira de contaminação entre o paciente infectado e os comunicantes susceptíveis. Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta.

Analise o caso apresentado a seguir para responder à questão. 


Jovem dá entrada a uma unidade de emergência hospitalar apresentando vômitos incoercíveis após ser vítima de acidente motociclístico. Encontra-se bastante torporoso, com sinais de traumatismo craniano. É internado em terapia intensiva para observação neurológica, mantido em decúbito elevado e respiração espontânea em ar ambiente. Após 24 horas de internação, inicia quadro febril com ausculta pulmonar compatível com condensação na base do pulmão direito. 
O diagnóstico etiológico mais provável para essa pneumonia é

Analise o caso clínico para responder à questão. 


    Homem de 31 anos dá entrada em emergência com relato de febre alta há duas semanas, acompanhada de calafrios intermitentes e sudorese noturna. Natural e procedente de São Paulo. Nega viagens recentes. Usuário de drogas injetáveis e inalatórias.

    Ao exame físico encontrava-se descorado, emagrecido, desidratado, febril (39 ºC), taquicárdico, hipotenso, estase jugular a 45º e dentes em mal estado.

    Sem anormalidades pulmonares. Ritmo cardíaco regular e taquicárdico com bulhas normofonéticas e sopro holossistólico intenso no bordo inferior esquerdo do esterno. A palpação abdominal evidencia esplenomegalia e apresentava lesões maculares eritematosas esparsas e indolores na pele, principalmente, na palma da mão direita. Marcas de picadas de agulha em ambos os braços. O hemograma apresentava anemia e leucocitose com neutrofilia e desvio a esquerda.
Nesse caso, a melhor opção terapêutica é a 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis