Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

#Questão 1124230 - Medicina, Doenças Infecto-Parasitárias, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Hepatologia

LEIA O CASO CLÍNICO ABAIXO E RESPONDA A QUESTÃO


Um homem de 34 anos, soropositivo para HIV, com CD4+ de 15 células/mm³, sem uso regular de antirretrovirais, apresenta dispneia progressiva, tosse seca e febre baixa há duas semanas. Além disso referia quadro de diarreia intermitente, com mais de seis episódios diarreicos ao dia e perda de peso importante. A radiografia de tórax revela infiltrado intersticial difuso bilateral. A gasometria arterial mostra hipoxemia, com alcalose respiratória e leve acidose metabólica.

Qual o agente etiológico mais provável para o quadro apresentado acima e o melhor tratamento a ser instituído?

#Questão 1124232 - Medicina, Doenças Infecto-Parasitárias, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Hepatologia

Paciente de 29 anos, previamente hígido, apresenta há 3 dias quadro de febre alta, icterícia, mialgia e insuficiência renal aguda após contato com água contaminada. Considerando leptospirose como o diagnóstico mais provável, qual é o exame mais indicado para confirmar esta hipótese diagnóstica neste caso?

#Questão 1124233 - Medicina, Doenças Infecto-Parasitárias, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Hepatologia

Mulher de 25 anos, previamente hígida, apresenta febre, rash cutâneo e poliartrite simétrica após viagem a uma área endêmica de chikungunya.
Qual o achado laboratorial é comumente associado à fase aguda da doença?

Um estudo foi realizado na Rede SARAH, com o objetivo de caracterizar a evolução da independência funcional de pacientes adultos com HIV/aids, acometidos por neuro infecções. O instrumento utilizado no estudo foi a escala de medida de independência funcional (MIF).

Em relação à escala MIF avalie as afirmativas a seguir.

I. Avalia a independência em tarefas específicas, considerando a adaptação motora e cognitiva aos déficits neurológicos. A pontuação varia de zero a cinco.
II. Avalia o desempenho nos domínios motor e cognitivo/social. De acordo com a pontuação total, os resultados são subdivididos em quatro grupos.
III. Avalia o desempenho em 10 atividades do cotidiano, estratificados em atividades de autocuidado e mobilidade.

Está correto o que se afirma em

Um jovem residente trabalha em um posto de saúde e realiza o atendimento de um senhor com anosmia persistente posterior a covid-19. Ele não apresente sintomas associados a rinite, tampouco é tabagista.

Diante da situação relatada, a conduta preconizada pelo Ministério da Saúde é 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis