Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

No Brasil, a Leptospirose é uma doença endêmica, tornando-se epidêmica em períodos chuvosos principalmente nas capitais e áreas metropolitanas. Sobre a Leptospirose, analise os itens abaixo:
I. Possui duas fases evolutivas: fase precoce (fase leptospirêmica) e fase tardia (fase imune).
II.
A icterícia rubínica é um sinal característico e geralmente aparece entre o 3º e o 7º dia da doença. III. Tem como agente etiológico a Bactéria helicoidal (espiroqueta) aeróbica obrigatória do gênero Leptospira.  IV. Tem período de incubação de 1 a 30 dias (em média, de 5 e 14 dias).  V. É doença de notificação compulsória no Brasil. 
Assinale a alternativa CORRETA. 

O Ministério da Saúde através dos Módulos da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, demonstram que aproximadamente 1 milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de Infecção Sexualmente Transmissível (IST) ao longo do ano, o que corresponde a 0,6% da população com 18 anos de idade ou mais. Sobre o Linfogranuloma Venéreo, assinale a alternativa CORRETA.

As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda. O Estado de Pernambuco foi pioneiro na criação do plano estadual específico para o enfrentamento das doenças negligenciadas (Programa Sanar), considerado o berço de importantes nomes históricos da luta contra a fome e a pobreza. Sobre isso, analise os itens abaixo:
I. Filariose
II. Tuberculose 
III. Esquistossomose
IV.
Ascaridíase V. Tracoma
Assinale a alternativa em que são consideradas as doenças negligenciadas no Estado de Pernambuco. 

#Questão 931135 - Medicina, Doenças Infecto-Parasitárias, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Hematologia e Hemoterapia - Transplante de Medula Óssea)

A Doença do Enxerto Contra Hospedeiro (DECH) crônica costuma ocorrer entre 3 meses e 2 anos após o transplante, podendo acometer inúmeros órgãos ou sistemas. Analise as alternativas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O tipo de condicionamento, doador selecionado, paridade, idade e presença de infecção vaginal no momento do transplante têm impacto na incidência de DECH genital. ( ) A DECH crônica de manifestação oral tem baixa incidência em pacientes submetidos a TCTH alogênico, podendo acometer a mucosa, lábios e glândulas salivares. ( ) A manifestação clínica mais comum de DECH crônica oftalmológica é exoftalmia secundária à infiltração da musculatura extrínseca ocular com acometimento do nervo oculomotor. ( ) As manifestações da DECH crônica pulmonar são progressivas do tipo bronquiolite obliterante, resultando em fibrose intersticial e pneumonia organizante (BOOP).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A perda de olfato é uma queixa comum entre pacientes acometidos pela infecção do Covid-19. A via olfativa apresenta algumas particularidades. Sobre essa via, pode-se afirmar que:
I. A via do olfato é a única via de sensibilidade que não faz relé no tálamo. II. Na via do olfato, essa sensibilidade é conduzida para ambos hemisférios (sendo direta e cruzada) e seu ponto de cruzamento da linha média ocorre na comissura anterior. III. As áreas corticais de olfato estão localizadas nos lobos temporais.
Quais estão corretas? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis