Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

No diagnóstico laboratorial da doença meningocócica, o método mais sensível e específico para identificação de Neisseria meningitidis em casos suspeitos de meningite é:

As parasitoses intestinais, como giardíase e ascaridíase, causam manifestações variadas, incluindo má absorção e desnutrição, e estão associadas a condições de saneamento inadequado. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)Ascaris lumbricoides e Giardia lamblia são parasitas intestinais, mas apenas os helmintos causam má absorção de nutrientes.
(__)A giardíase é uma parasitose associada à má absorção e pode causar deficiência de vitaminas lipossolúveis.
(__)O diagnóstico de parasitoses intestinais pode ser realizado por exames parasitológicos de fezes.
(__)Medidas preventivas, como acesso à água potável e saneamento básico, reduzem significativamente a incidência de parasitoses intestinais.

A sequência está correta em: 

A doença meningocócica, causada por Neisseria meningitidis, é uma infecção grave que pode evoluir rapidamente para meningite ou septicemia, com alta mortalidade sem tratamento precoce. Considerando a doença meningocócica, analise as afirmativas a seguir:

I.A profilaxia para contatos próximos de casos confirmados de doença meningocócica inclui o uso de ceftriaxona e vacina polissacarídica.
II.O diagnóstico da doença meningocócica é confirmado apenas pela presença de rash purpúrico característico.
III.O tratamento da doença meningocócica envolve ceftriaxona ou cefotaxima, associadas a medidas de suporte intensivo nos casos graves.

Está correto o que se afirma em: 

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae, caracterizada por manchas cutâneas com perda de sensibilidade e acometimento de nervos periféricos. Sobre a hanseníase, analise as afirmativas a seguir:

I.O diagnóstico precoce da hanseníase é essencial para prevenir deformidades e incapacidades permanentes.
II.O tratamento da hanseníase inclui poliquimioterapia com rifampicina, dapsona e clofazimina, fornecida gratuitamente em programas de saúde pública.
III.A hanseníase apresenta-se clinicamente em formas paucibacilar e multibacilar, classificadas de acordo com a carga bacteriana.

Está correto o que se afirma em: 

#Questão 1133924 - Medicina, Doenças Infecto-Parasitárias, UEPA, 2025, UEPA, Residência Médica - Clínica Médica ou Infectologia ou Gastroenterologia

Paciente do sexo feminino, 35 anos, previamente hígida, apresenta-se no prontosocorro com quadro de febre de 38,5º C, cefaleia e calafrios há 5 dias. Refere ter iniciado os sintomas após retorno de viagem de férias à Nigéria há duas semanas. Ao exame, observase taquicardia (FC 105 bpm), linfoadenomegalia cervical e presença de lesões vesicopustulosas indolores distribuídas de maneira centrífuga em dorso e braços, algumas já com a presença de crostas; sendo o restante do exame físico sem particularidades. Em relação ao quadro clínico apresentado, assinale a alternativa correta em relação ao possível diagnóstico e necessidade de notificação compulsória:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis