Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Na sífilis terciária, o Treponema pallidum permanece em tecidos por anos, provocando lesões insidiosas em grandes vasos — como a aorta ascendente, o que pode levar a dilatação aneurismática — ou invadindo o sistema nervoso central, causando sintomas cognitivos vagos, mielopatia ou tabes dorsalis. Acerca desse tema, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) A sífilis terciária sempre apresenta sintomas genitais típicos das fases iniciais, facilitando o diagnóstico clínico mesmo sem exames laboratoriais.
(__) O diagnóstico de sífilis terciária pode ser confirmado exclusivamente com testes sorológicos como VDRL e FTA-ABS, dispensando outros exames complementares.
(__) Alterações neurológicas na sífilis terciária, como tabes dorsalis, são detectadas exclusivamente por estudos de imagem, como ressonância magnética ou tomografia.
(__) A investigação abrangente da sífilis terciária inclui exames sorológicos, estudos de imagem e análise do líquor para identificar comprometimentos vasculares e neurológicos.

A sequência está correta em: 

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.

Roberto, 26 anos, homem cis, heterossexual, comparece com queixa de lesão genital única, indolor, de bordas elevadas e fundo limpo. Ao exame físico, apresenta adenopatia regional. Roberto está mais preocupado de ter transmitido a doença para sua namorada, mulher cis, pois foi a uma festa e acabou se envolvendo sexualmente com outras mulheres, quando estava sob efeito de álcool.

Autoria Própria
Durante a consulta, o médico discutiu com Roberto a importância de comunicar suas parcerias sexuais sobre o diagnóstico, para que possam buscar tratamento e evitar a transmissão da doença. Considerando os princípios éticos que regem a prática médica, qual das seguintes atitudes seria mais adequada, levando em conta tanto o tratamento de Roberto quanto a responsabilidade ética em relação às parcerias? 

Paciente de 29 anos apresenta úlcera genital dolorosa de bordas irregulares, base com exsudato amarelo e linfadenopatia inguinal unilateral dolorosa. Qual é o agente etiológico mais provável e o tratamento de escolha?

Paciente de 29 anos, previamente saudável, viajou para uma área endêmica na África Subsaariana para trabalho missionário e retornou após 3 meses com quadro de febre, dor abdominal e diarreia sanguinolenta. O exame físico revela esplenomegalia e sinais de desidratação. O diagnóstico provável é de infecção por Entamoeba histolytica. Qual é a melhor conduta para o tratamento inicial?

Criança de 8 anos, previamente saudável, é levada ao pronto-socorro com febre alta, dor intensa no joelho direito e dificuldade para andar há 3 dias. Exame físico revela calor e edema na região suprapatelar, com limitação de movimento. Hemograma mostra leucocitose com desvio à esquerda, e a ressonância magnética confirma osteomielite aguda no fêmur distal direito. Hemoculturas coletadas são positivas para Kingella kingae. Qual é a melhor estratégia terapêutica inicial?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis